Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Nubia Batista-
dc.contributor.authorOliveira, Max Brandão de-
dc.contributor.authorAlexandre, João Welliandre Carneiro-
dc.contributor.authorFreitas, Silvia Maria de-
dc.date.accessioned2015-11-17T17:27:20Z-
dc.date.available2015-11-17T17:27:20Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBRANDÃO, N. B. et al. Aplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winters. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13971-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subjectGráficos de controlept_BR
dc.subjectLimites móveispt_BR
dc.subjectHolt-winterspt_BR
dc.subjectSéries temporaispt_BR
dc.titleAplicação de gráficos de controle com limites móveis na modelagem da demanda de passageiros do aeroporto internacional de Belém a partir da suavização exponencial de Holt-Winterspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs aeroportos e companhias aéreas necessitam de ferramentas que avaliem a demanda de passageiros, e consigam realizar previsões que auxiliem no planejamento de estratégias dessas companhias. Com o aumento significativo da demanda, e o aconttecimento de eventos internacionais de grande porte no Brasil, como por exemplo, a copa de 2014, que vão gerar grande tráfego de passageiros, medidas preventivas devem ser tomadas, a fim de preparar companhias aéreas e o aeroporto de forma a atender a demanda de forma satisfatória. Estudos que auxiliem na definição dessas medidas são, portanto, importantes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em modelar a previsão de demanda do número de passageiros transportados no Aeroporto Internacional de Belém, através da aplicação de modelo de séries temporais combinado com gráficos de controle, no sentido de estimar previsões de demanda e identificar se a evolução da demanda está dentro de um padrão natural. Para a análise foram utilizadas observações de janeiro de 2003 a dezembro de 2011, totalizando 108 observações, obtidas no site da Infraero. A técnica de modelagem de séries temporais aplicada foi a Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW), com o intuito de realizar as previsões e obter os valores ajustados da série. Em seguida, foi empregado o Controle Estatístico de Processo (CEP), em particular, os Gráficos de Controle Estatístico de Processo, elaborados a partir da construção de gráficos de controle com limites móveis, calculados a partir dos valores ajustados provenientes do modelo HW ajustado. Dentre outros resultados o modelo de HW aditivo se mostrou mais adequado, quando comparado ao modelo multiplicativo e, a partir do CEP, foi identificado que os meses de julho, de três anos consecutivos (2009 a 2011), estiveram fora do padrão natural, ultrapassando os limites superiores de controle.pt_BR
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_smfreitas.pdf555,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.