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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEvangelista, George Leitao-
dc.contributor.authorNogueira, Maria Emanuela Ferreira-
dc.contributor.authorNunes, Fernando Ribeiro de Melo-
dc.contributor.authorFreitas, Silvia Maria de-
dc.date.accessioned2015-11-17T17:08:23Z-
dc.date.available2015-11-17T17:08:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, G. L. et al. A Técnica de Cluster como ferramenta de apoio à tomada de decisão visando à melhoria da qualidade do serviço prestado: estudo de caso em empresa do ramo de distribuição, Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13967-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subjectEmpresa de distribuiçãopt_BR
dc.subjectClusterpt_BR
dc.subjectAtendimento ao cliente - Qualidadept_BR
dc.titleA Técnica de Cluster como ferramenta de apoio à tomada de decisão visando à melhoria da qualidade do serviço prestado: estudo de caso em empresa do ramo de distribuição, Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA logística evoluiu bastante nos últimos anos, sendo um grande diferencial de mercado. O setor de distribuição é bastante competitivo e com clientes cada vez mais exigentes, isso faz com que as empresas do ramo estejam atentas a satisfazer as necessidades impostas por seus clientes. Os custos para a satisfação devem ser os menores possíveis, porém como nem todos os clientes percebem essa diferença na prestação de serviço, é comum que alguns paguem por um serviço que não diferenciam. A segmentação é uma técnica bastante utilizada atualmente pelas empresas como uma ferramenta de apoio a tomada de decisão quanto às estratégias a serem adotadas para cada tipo de cliente. A técnica de cluster é uma ferramenta estatística com a qual se formam grupos com homogeneidade dentro do cluster e heterogeneidade entre os clusters. O objetivo do presente estudo é a utilização da técnica estatística de cluster como ferramenta de apoio ao agrupamento de clientes em uma empresa do ramo de distribuição em Fortaleza, Ceará. A diferenciação entre os clientes permitirá que os mais exigentes tenham atendidos suas necessidades e com os menos exigentes não sejam gastos dinheiro com estratégias que os mesmos não as diferenciam.pt_BR
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