Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13947
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Qualidade da assistência pré-natal: uma perspectiva das puérperas egressas
Título em inglês: Quality of the prenatal assistance: a perspective of the new puerperas
Autor(es): Castro, Maria Elizabete de
Moura, Maria Aparecida Vasconcelos
Silva, Lucilane Maria Sales da
Palavras-chave: Enfermagem;Cuidado Pré-Natal;Gestão da Qualidade
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: CASTRO, M. E.; MOURA, M. A. V.; SILVA, L. M. S. Qualidade da assistência pré-natal: uma perspectiva das puérperas egressas. Rev. Rene, v. 11, Número Especial, p. 72-81, 2010.
Resumo: Acredita-se que a assistência pré-natal, quando ofertada com qualidade, poderá proporcionar melhores resultados na assistência ao parto. Objetivou-se analisar a percepção de puérperas quanto à qualidade da assistência pré-natal. Pesquisa qualitativa e exploratória, realizada em maternidade pública do Pará, de fevereiro a junho/2009. Os sujeitos foram 33 puérperas que haviam realizado seu parto na maternidade em estudo. Aplicou-se a técnica da entrevista semi-estruturada e utilizou-se análise de conteúdo. Para maior parte das puérperas (23), o pré-natal deu importantes contribuições ao parto pelo apoio, resolução de intercorrências e diagnóstico de doenças associadas. Para outras (10), houve insatisfação com o atendimento, manifestaram a necessidade de mais informações, além de atribuir o ingresso tardio no pré-natal à dificuldade de acesso. Conclui-se que para alcançarmos a melhoria na qualidade da assistência pré-natal, necessitamos de mais envolvimento dos profissionais de saúde, instituições e gestores. Buscando estratégias que atendam às necessidades e expectativas da clientela.
Abstract: People say that prenatal assistance, when given with quality, can provide better results in the assistance to the birth. This work aimed at analyzing the quality of prenatal in the perspective of women in puerperal period. It is a qualitative and exploratory research accomplished in a public maternity of Pará, from February to June 2009. The subjects were 33 women in puerperal period that searched for the maternity to give birth. It was applied the semi-structured interview technique. After the study approval by the Committee of Ethics the Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, protocol n.19/2009. It was used the content analysis. For most of the women in puerperal period (23), the prenatal gave important contributions to the birth by the support, intercurrence resolutions and diagnosis of associated diseases. For others (10), there was dissatisfaction with the attention manifested by the need of more information, besides attributing the late start to the prenatal to the difficulty of access. It was concluded that to reach the improvement in the prenatal assistance quality, it is required more involvement of health professionals, institutions and managers. Searching for strategies that attend the patients’ needs and expectations.
Resumen: Se cree que la asistencia prenatal, si es ofrecida con calidad, podrá proporcionar mejores resultados en la asistencia al parto. Se buscó analizar la percepción de las puérperas acerca de la calidad de la asistencia prenatal. Investigación cualitativa y exploratoria, realizada en una maternidad pública de Pará, de febrero a junio del 2009. Los sujetos fueron 33 puérperas cuyos partos ocurrieron en la maternidad en estudio. Se aplicó la técnica de entrevista semiestructurada y se utilizó el análisis de contenido. Para la mayoría de las puérperas (23), el prenatal dio importantes contribuciones al parto debido al apoyo, a la resolución de incidentes y al diagnóstico de enfermedades asociadas. Para otras (10), hubo insatisfacción con la atención, manifestaron la necesidad de más informaciones, además atribuyeron el ingreso tardío en el prenatal a la dificultad de acceso. Se concluye que para lograr una mejora en la calidad de la asistencia prenatal, necesitamos más participación por parte de los profesionales de la salud, instituciones y gestores. Buscando estrategias que satisfagan las necesidades y expectativas de la clientela.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13947
ISSN: 2175-6783
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_mecastro.pdf433,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.