Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13928
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A estabilização das colônias nas américas: suas grandes diferenças e seu pricipal aspecto em comum
Autor(es): Góis, Sarah Campelo Cruz
Palavras-chave: Estabilização;colônias;diferenças;massacre
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates.
Citação: GÓIS, Sarah Campelo Cruz. A estabilização das colônias nas américas: suas grandes diferenças e seu pricipal aspecto em comum. Fortaleza, v.2, n.2 p. 1-10, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1418/1321>. Acesso em: 29 out. 2015.
Resumo: Ressaltamos as principais diferenças entre a implementação e a manutenção das colônias americanas. Primeiramente em uma analise sobre as mentalidades que portugueses e espanhóis possuíam a época da Conquista e como essa diferenciação pode ter repercutido na formação de empresa colonial. Destacamos também a situação dos povos que habitavam a América antes da chegada dos invasores e como esses foram subordinados pelos colonizadores ibéricos. A partir da leitura de Sergio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil e de Aquino-Jesus-Oscar em Historia das sociedades Americanas, procuramos diferenciar a montagem da colônia. Por fim, enfatizamos que, mesmo com todas essas diferenças, Portugueses e Espanhóis possuíram um terrível aspecto em comum.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13928
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_sccgois.pdf46,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.