Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13837
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise de viabilidade econômico-financeira de um empreendimento imobiliário
Autor(es): Tabosa, Cristiane de Mesquita
Rodrigues, Maxweel Veras
Pinheiro, Glenia Rodrigues
Palavras-chave: Análise de viabilidade econômico-financeira;Indústria da construção civil
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
Citação: TABOSA, C. M. ; RODRIGUES, M. V. ; PINHEIRO, G. R. Análise de viabilidade econômico-financeira de um empreendimento imobiliário. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012.
Resumo: Em meio à busca pela otimização do uso de recursos e pela maximização do retorno sobre investimentos, gestores e empreendedores podem fazer o uso de técnicas matemáticas e estatísticas para lhes auxiliar no análise econômico-financeira de eempreendimentos. Neste contexto, o artigo objetiva apresentar, na perspectiva da empresa contrutora, um estudo de viabilidade econômico-financeira de um empreedimento imobiliário, especificamente, um condomínio residencial de casas. Para tal, são utilizadas análises incrementais e métodos de modelagem e análise de investimentos, tais como o Fluxo de Caixa Livre (FCL), o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). O artigo é trabalhado metodologicamente a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo em que são analisadas informações coletadas in loco sobre o empreendimento imobiliário. Como resultados, tem-se a projeção de um VPL de -R$ 810.937,77 e uma TIR de 1,33%. Finalmente, conclui-se que o empreendimento não seria viável do ponto de vista econômico-financeiro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13837
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_mvrodrigues.pdf409,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.