Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13829
Tipo: Artigo de Evento
Título: Modelo matemático para subsidiar a instalação de unidades comunitária de extração de óleo vegetal no estado do Ceará
Autor(es): Praça, Eduardo Rocha
Silva, José Lassance de Castro
Arruda, João Bosco Furtado
Palavras-chave: Problema das p-medianas;Programação linear;Programação inteira
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: INFOBRASIL TI & TELECOM - I Congresso Tecnológico
Citação: PRAÇA, E. R. ; SILVA, J. L. C. ; ARRUDA, J. B. F. Modelo matemático para subsidiar a instalação de unidades comunitária de extração de óleo vegetal no estado do Ceará. In: INFOBRASIL TI & TELECOM - I CONGRESSO TECNOLÓGICO, 1., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Instituto Atlântico, 2008.
Resumo: O crescente interesse pelo biodiesel, associado às suas vantagens relacionadas, notadamente na geração de renda no campo, foi desenvolvido um projeto para a implantação de Unidades Comunitárias de Extração de Óleo Vegetal (UCEO’s) no Nordeste Brasileiro. O Estado do Ceará já foi contemplado com 6 UCEO’s e deverá receber mais 14 Unidades, porém a definição da localização das 6 primeiras não considerou aspectos técnicos. Neste contexto, o presente artigo apresenta um modelo matemático desenvolvido e aplicado para subsidiar a definição da localização das UCEO’s no território cearense, considerando a área plantada com oleaginosas no ano de 2008. Foram avaliados 2 Cenários com 4 variantes. Como conclusão, o modelo demonstrou-se consistente e confiável, obtendo a solução de menor custo (13,5% a 26,7%) quando comparada a outras soluções potenciais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13829
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_jbfarruda_modelo.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.