Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13805
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise de risco econômico da implantação de uma máquina automática de corte na indústria de couro cearense
Autor(es): Morais, Tullio Camboim
Pinheiro, Glenia Rodrigues
Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Análise de risco;Couro;Máquina automática de corte
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
Citação: MORAIS, T. C. ; PINHEIRO, G. R. ; RODRIGUES, M. V. Análise de risco econômico da implantação de uma máquina automática de corte na indústria de couro cearense. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 33., 2013, Salvador. Anais... Salvador: ABEPRO, 2013.
Resumo: Muitas fábricas já passaram pela circunstância, na qual, para atender à demanda crescente, produzem até ao ponto em que esbarram na capacidade produtiva, a partir daí, podem buscar o aumento da capacidade através da mecanização do processo.. O estudo que se segue, utiliza a técnica de simulação de Monte Carlo para verificar, diante de um cenário com variáveis incertas, a viabilidade econômica da aquisição de uma máquina automática de corte de couro em uma tapeçaria. Na análise, foram projetados os fluxos de caixas futuros, levando à conclusão de que tal investimento seria pago com economias na folha de pagamento e melhor aproveitamento da matéria prima (couro), por outro lado haveria gastos adicionais com manutenção e a energia elétrica necessários ao equipamento. Construiu-se então um modelo de simulação, que foi executado a fim de se gerar a distribuição de probabilidades do comportamento de cada uma das variáveis de previsão, Valor presente líquido (VPL),Valor uniforme equivalente( VAUE), Taxa interna de retorno (TIR), Payback Simples e Descontado. Observou-se então que, o saldo entre economias e gastos adicionais possibilitou a recuperação do investimento em um prazo menor do que 5 anos (83,20% de chance para o payback descontado). A aplicação dos métodos VPL, VAUE e TIR foi necessária para concluir que o projeto de investimento é bastante rentável, tendo 81,71% como chance de sucesso (VPL>0), no entanto a análise da variabilidade das distribuições geradas (coeficiente de variação de 114% para o VPL) mostrou que, apesar de rentável, o investimento é arriscado. Por fim, foi feita uma análise de sensibilidade para se determinar as variáveis que mais influenciam a variabilidade e valor das variáveis de previsão. Aceita-se então o investimento, mas com o compromisso de estimular as vendas e controlar sua variabilidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13805
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_mvrodrigues_analise.pdf633,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.