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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarmo, Breno Barros Telles do-
dc.contributor.authorBarros Neto, Júlio Francisco-
dc.contributor.authorAlbertin, Marcos Ronaldo-
dc.contributor.authorDutra, Nadja Glheuca da Silva-
dc.date.accessioned2015-10-27T17:53:07Z-
dc.date.available2015-10-27T17:53:07Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCARMO, B. B. T. et al. Análise do custo de um modelo de avaliação de fornecedores com base em critérios de sustentabilidade e competitividade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13803-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso Brasileiro de Custospt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectFatores socioambientaispt_BR
dc.subjectCustos socioambientaispt_BR
dc.titleAnálise do custo de um modelo de avaliação de fornecedores com base em critérios de sustentabilidade e competitividadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObserva-se uma demanda mundial crescente por energias ditas renováveis. Dentre estas energias, encontra-se o biodiesel, que é derivado de biomassa renovável. Porém, para que esta cadeia seja competitiva, ela deve satisfazer a alguns critérios de competitividade. Existe ainda o papel socioambiental desta atividade, que é bastante valorizada e é uma das justificativas para a produção destes combustíveis. Assim, o presente artigo tem por objetivo discutir o impacto dos custos de transporte quando é proposto um modelo de seleção de fornecedores para as usinas de biodiesel, levando em consideração os critérios de sustentabilidade socioambiental e competitividade identificados na cadeia. A metodologia SMARTER foi utilizada para a realização deste modelo, que foi incorporado a um modelo de programação linear. Observou-se que o modelo apresenta aumento no custo de transporte, se forem levadas em consideração as imposições de selo social do governo federal.pt_BR
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