Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13800
Tipo: Artigo de Evento
Título : Utilização de ponto de equilíbrio para análise de margem de lucro operacional através de simulações de custos fixos e variáveis em uma indústria metalgráfica cearense
Autor : Moreira, Anderson Açucena
Oliveira, Nathalya Raquel Nobre
Ramos, Nara Lídia Marques
Tabosa, Cristiane de Mesquita
Rodrigues, Maxweel Veras
Palabras clave : Ponto de equilíbrio;Margem de contribuição;Simulação;Tomada de decisão
Fecha de publicación : 2009
Editorial : ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Citación : MOREIRA, A. A. et al. Utilização de ponto de equilíbrio para análise de margem de lucro operacional através de simulações de custos fixos e variáveis em uma indústria metalgráfica cearense. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29., 2009, Salvador. Anais... Salvador: ABEPRO, 2009.
Resumen en portugués brasileño: Em um cenário atual com mercado e política de preços de venda cada vez mais competitivos, a empresa tem pouca influência em seu preço de venda, sendo este, muitas vezes definido pelo mercado. Nesse sentido, a prática da gestão dos custos naas empresas tem cada vez mais demonstrada sua essencialidade e objetividade, fornecendo informações atualizadas e importantes conceitos que auxiliam na tomada de decisões nas empresas de um modo geral.O seguinte trabalho foi desenvolvido através de um estudo na área de custos de uma empresa metalgráfica cearense. Abordando o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição de produtos, o estudo teve por fim realizar um comparativo com três produtos da empresa e entre suas variáveis: margem de contribuição e ponto de equilíbrio que auxiliem em decisões gerenciais e estratégicas da empresa.. Apresentamos ao longo do texto uma breve introdução, seguida de uma revisão teórica sobre assunto e metodologia utilizada, apresentamos as análise e resultados dos três produtos, ao final tem-se as considerações finais. Através de estudos, análises e testes pode-se constatar a grande importância de se manter um controle gerencial dos custos da empresa, além da necessidade de alocá-los corretamente. Após este estudo, percebe-se a importância das empresas utilizarem ferramentas de gestão para o controle operacional e financeiro de suas atividades, buscando alocar seus custos da melhor forma possível. Desta forma as decisões gerenciais são tomadas com maior embasamento.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13800
Aparece en las colecciones: GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_eve_mvrodrigues_utilizacao.pdf439,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.