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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPortela, Enson de Lima-
dc.contributor.authorCoutinho, Renato Peixoto-
dc.contributor.authorParente Junior, Evandro-
dc.contributor.authorHolanda, Áurea Silva de-
dc.date.accessioned2011-12-08T16:41:10Z-
dc.date.available2011-12-08T16:41:10Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationPORTELA, E. de L. ; COUTINHO, R. P. ; PARENTE JÚNIOR, E. ; HOLANDA, A. S. Thermo-mechanical analysis of asphat pavements. In: CONGRESSO IBERO LATINO AMERICANO EM MÉTODOS COMPUTACIONAIS EM ENGENHARIA (CILAMCE), 30., 2009, Armação de Búzios. Anais[…], Armação de Búzios: CILAMCE, 2009. p. 1-11.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1373-
dc.description.abstractIt is well-known that asphalt pavements present a mechanical behavior that depends on time, temperature and loading rate. The increase of the temperature increases the viscouspart of the viscoelastic behavior, while the decrease of the temperature increases the elastic part, increasing the material stiffness. The stiffness variation affects the stresses, strains and displacements in asphalt pavements. This effect is even more important in regions with great temperature variations. In this case even the compression and traction zones on the pavement can be changed. It is important to note that, in spite of the well-known importance of the temperature effects in the behavior of asphalt mixes, there are still few works related to the thermoviscoelastic analyses of pavements. It is generally accepted in pavement literature that asphalt mixtures can be considered as a thermorheologically simple material and that the Time-Temperature Superposition Principle is valid. Thus, this work presents an algorithm to the viscoelastic analysis of asphalt pavements including the temperature effects. A flexible pavement is analyzed in order to assess the importance of temperature effects on the stresses, strains and displacements in the structural behavior of asphalt pavements.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherCongresso Ibero Latino Americano em Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE)pt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectPavimentos de asfaltopt_BR
dc.titleThermo-mechanical analysis of asphat pavementspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ bem conhecido que pavimentos asfálticos apresentam um comportamento mecânico que depende sobre a taxa de tempo, temperatura e carga. O aumento da temperatura aumenta a viscouspart do comportamento viscoelástico, enquanto a diminuição da temperatura aumenta a parte elástica, aumentando a rigidez do material. A variação da rigidez afeta a tensões, deformações e deslocamentos em pavimentos de asfalto. Este efeito é ainda mais importante em regiões com grandes variações de temperatura. Neste caso, mesmo as zonas de compressão e tração na calçada pode ser alterado. É importante notar que, apesar da importância well-known dos efeitos da temperatura no comportamento de misturas de asfalto, ainda há poucos trabalhos relacionados com as análises thermoviscoelastic de pavimentos. É geralmente aceito na literatura pavimento que misturas asfálticas pode ser considerado como um material thermorheologically simples e que o princípio da superposição tempo-temperatura é válido. Assim, este trabalho apresenta um algoritmo para a análise de pavimentos de asfalto viscoelástico incluindo os efeitos de temperatura. Um pavimento flexível é analisado a fim de avaliar a importância dos efeitos da temperatura sobre a tensões, deformações e deslocamentos no comportamento estrutural de pavimentos asfálticos.pt_BR
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