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dc.contributor.authorSeibert, Rosane Maria-
dc.contributor.authorMacagnan, Clea Beatriz-
dc.date.accessioned2015-10-23T15:02:36Z-
dc.date.available2015-10-23T15:02:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSEIBERT, R. M.; MACAGNAN, C. B. Evidenciação das instituições comunitárias de ensino superior: um estudo sob a perspectiva dos públicos de interesse. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 176-209, mai./ago. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2178-9258-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13727-
dc.description.abstractThis study aimed to identify information deemed relevant by the stakeholders to the disclosure of the social responsibility and confirm their presence in the homepages of Community Institutions of Higher Education – CIHE. For the theory of stakeholders, defined key stakeholders and the priority and theory of legitimacy defined the importance of highlighting the social responsibility of organizations. A form with representative information indicators of social responsibility was created and applied to some groups of stakeholders by means brainstorming and idea writing. As a result, the most valued indicators included products prices and social and environmental projects; and the less were the turnover of employees and executive payment. The general mean of the indicators assessed was 8.3, which confirms the interest for CIHE disclosure. The quantification of presence of these indicators in the homepage of CIHE associated to the ABRUC generated the disclosure ranking.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMarcelle Colares Oliveirapt_BR
dc.subjectDivulgação de informações contábeispt_BR
dc.subjectDisclosurept_BR
dc.titleEvidenciação das instituições comunitárias de ensino superior: um estudo sob a perspectiva dos públicos de interessept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo identificar informações consideradas relevantes pelos stakeholders para o disclosure da responsabilidade social e confirmar as suas presenças nas homepages das Instituições Comunitárias de Ensino Superior – ICES. Pela teoria dos stakeholders se definiu os stakeholders principais e o prioritário e pela teoria da legitimidade se definiu a importância de evidenciar a responsabilidade social das organizações. Um formulário com indicadores de informações representativas de responsabilidade social foi criado e aplicado a alguns grupos de stakeholders por meio de brainstorming e idea writing. Como resultado, os indicadores mais valorizados foram o preço dos produtos, projetos sociais e ambientais e os menos foram a rotatividade dos empregados e a remuneração dos dirigentes. A média geral dos indicadores avaliados foi de 8,3, o que confirma o interesse pela transparência das ICES. A quantificação da presença desses indicadores nas homepages das ICES associadas à ABRUC gerou o ranking de disclosure.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio objetivo identificar las informaciones relevantes por los stakeholders para la divulgación de la responsabilidad social y confirmar su asistencia a páginas web de las Instituciones Comunitarias de Enseñanza Superior – ICES. Para las teorías de los stakeholders y de la legitimidad se define la importancia de destacar la responsabilidad social de las organizaciones. Un formulario con indicadores representativos de responsabilidad social, se creó y se aplicó a algunos stakeholders a través de brainstorming e idea writing. Los indicadores más valorizados fueron el precio de los productos y proyectos sociales y ambientales; y los menos fueron la rotación de los empleados y la remuneración de los dirigentes. La media general de los indicadores evaluados fue 8,3, lo que confirma el interés en lo disclosure de las ICES. La cuantificación de la presencia de estos indicadores en las páginas web de ICES asociadas a la ABRUC generó el ranking de disclosure.pt_BR
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