Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13639
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação ambiental: pesquisa bibliográfica utilizando portal capes
Título em inglês: Environmental education: bibliographical research using capes portal
Autor(es): Beserra, Eveline Pinheiro
Alves, Maria Dalva Santos
Palavras-chave: Educação Ambiental;Meio Ambiente;Saúde Ambiental
Data do documento: Jul-2009
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: BESERRA, E. P.; ALVES, M. D. S. Educação ambiental: pesquisa bibliográfica utilizando portal capes. Rev. RENE., Fortaleza, v.10, n.3, p. 68-73, jul./set. 2009.
Resumo: A saúde ambiental é um assunto importante para ser discutido, uma vez que se relaciona com o bem-estar humano. Objetivou-se investigar a temática saúde ambiental nas dissertações e teses brasileiras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada com suporte em resumos disponíveis na base de dados portal capes teses, que utilizou como assunto para a busca Educação Ambiental, meio ambiente e resíduos sólidos, na qual foram encontradas no total 60 produções no período de 1999 a 2006. Constatou-se que houve um crescimento no número de produções sobre essa temática, sendo a área da Ciências Exatas e da Terra a mais sensibilizada pelo tema; contudo, os estudos foram realizados em maior quantidade no mestrado com o propósito de conhecer/diagnosticar a realidade. Em relação à implementação educativa, observaram-se poucos estudos com esse objetivo. Conclui-se, então, a necessidade de elaborar pesquisas que concebam a educação ambiental como foco de intervenção.
Abstract: Environmental health is an important issue to be discussed, once it is related to human welfare. We aimed with this research to investigate the theme: environmental health in Brazilian thesis and dissertations. It is a bibliographical research carried out with the support of abstracts available in the capes thesis database through the portal via library. Environmental education as well as environment and solid residues were the subject matters of this research, through which 60 productions were found from 1999 to 2006. We verified that there was an increase in the number of productions on this theme and the area of Exact Sciences and Earth was the most sensitive to this theme; however, the studies were carried out in greater quantity in the master course to diagnose/ learn about the reality. We observed few studies with the objective of educative implementation. Therefore, we got to the conclusion that, it is necessary to elaborate researches which have environmental education as focus of intervention.
Resumen: La salud ambiental es un asunto importante que debe ser discutido, ya que se relaciona con el bienestar humano. El objetivo fue investigar la temática sobre salud ambiental en las disertaciones y tesis brasileñas. Se trata de una investigación bibliográfica realizada con ayuda de los resúmenes disponibles en la base de datos portal capes tesis, que utilizó como asunto para la búsqueda: Educación Ambiental, medio ambiente y residuos sólidos, en la cual se encontró un total de 60 producciones entre el período de 1999 a 2006. Se constató que hubo un crecimiento del número de producciones sobre esa temática, siendo el área de Ciencias Exactas y de la Tierra la más sensibilizada por el tema; sin embargo, los estudios fueron realizados en mayor cantidad en el máster, con la intención de conocer/diagnosticar la realidad. En relación a la implementación educativa, se observaron pocos estudios con ese objetivo. Se concluye, consecuentemente, que hay necesidad de elaborar investigaciones que conciban a la educación ambiental como foco de intervención.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13639
ISSN: 2175-6783 (Online)
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_epbeserra.pdf119,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.