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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Efraim Carlos-
dc.contributor.authorBachion, Maria Márcia-
dc.contributor.authorGodoy, Lorany Ferreira de-
dc.contributor.authorAbreu, Ludmila de Ornellas-
dc.date.accessioned2015-10-15T12:27:11Z-
dc.date.available2015-10-15T12:27:11Z-
dc.date.issued2005-09-
dc.identifier.citationCOSTA, E. C.; BACHION, M. M.; GODOY, L. F.; ABREU, L. O. Percepções sobre o estresse entre professores universitários. Rev. RENE., Fortaleza, v.6, n.3, p. 39-47, set./dez. 2005.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (Online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13560-
dc.description.abstractThis descriptive work aimed to analyze the perceptions on stress among university teachers and their coping strategies. The study was developed at the ‘Universidade Federal de Goiás’ (Goias Public University). The data collection was performed though interviews recorded on tape. The BOGDAN & BIKLEN (1994) model was used for the analysis. Seventy one teachers participated. Four categories were identified: the teachers perceive Stress Indicators, such as body aches, somnolence, palpitation. Among the Stress Causes, they discern demands, multiple jobs, lack of money, multiple responsibilities, and problems in general. In this context, illnesses caused by stress have already been reported. The teachers mentioned “Ways of dealing with stress” that aim to reduce it through escape strategies, direct and indirect confront. It was concluded that the teachers perceive stress as a state of the body resulting from the process of confronting adverse situations, with expressions of bio-psychosocial nature and adverse consequences to the health, and that stress may be reduced through some strategies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.titlePercepções sobre o estresse entre professores universitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa descritiva objetivou analisar as percepções sobre estresse entre professores universitários. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal de Goiás. A coleta de dados constou de entrevista gravada. Para análise foi utilizado o modelo de BOGDAN & BIKLEN (1994). Participaram do estudo 71 professores. Foram identificadas 4 categorias: Os docentes percebem Indicadores de estresse tais como dores no corpo, sonolência, palpitação. Entre as Causas do estresse percebem cobrança, muitos empregos, falta de dinheiro, múltiplas responsabilidades, problemas. Nesse contexto já apresentaram Doenças associadas ao estresse. Os docentes mencionam Formas de lidar com o estresse que visam a diminuí-lo por meio de estratégias de fuga, enfrentamento direto, enfrentamento indireto. Concluiu-se que os professores percebem o estresse como um estado do organismo decorrente do processo de enfrentamento de situações adversas, com manifestações de natureza biopsicossocial, com conseqüências adversas à saúde, podendo ser minimizado mediante algumas estratégias.pt_BR
dc.description.abstract-esEn esta pesquisa – de característica descriptiva – se analizaron las percepciones sobre el estrés, percibidas por profesores universitarios. Este estudio fue desarrollado en la Universidad Federal de Goiás. La recogida de datos se hizo a partir de entrevistas grabadas. Para el análisis fue utilizado el modelo de Bogdan & Biken. Participaron del estudio 71 profesores. Fueron identificadas 4 categorías: los docentes perciben indicadores de estrés, tales como dolor en el cuerpo, somnolencia, palpitación. Entre las causas del estrés perciben muchas exigencias, muchos empleos, falta de dinero, múltiples responsabilidades, problemas. En ese contexto ya presentaron enfermedades asociadas al estrés. Los docentes mencionan formas de lidiar con el estrés que visan disminuirlos por medio de estrategias de huída, encararlo de manera directa o indirecta. Se concluyó que los profesores perciben el estrés como un estado del organismo que deriva del proceso de encarar situaciones adversas con manifestaciones de naturaleza biológica, psíquica y social, que dejan consecuencias adversas a la salud, pudiendo ser minimizadas a través de algunas estrategias.pt_BR
dc.title.enPerceptions of stress among university teacherspt_BR
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