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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13558
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Monteiro, Ana Ruth Macêdo | - |
dc.contributor.author | Barroso, Maria Grasiela Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-15T12:21:05Z | - |
dc.date.available | 2015-10-15T12:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2005-09 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, A. R. M.; BARROSO, M. G. T. Família, criança-problema e saúde mental – estudo à luz da fenomenologia sociológica. Rev. RENE., Fortaleza, v.6, n.3, p. 15-22, set./dez. 2005. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 (Online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13558 | - |
dc.description.abstract | The child can, in his/her school context, reproduce a family conflict situation and be typified as a problem child. From the experiences lived by the families of children typified as problem children by the school, I tried to understand those children’s family types, on the grounds of Sociological Phenomenology. Seventeen families were interviewed and at least two meetings were held with each of them. In the search for the meaning of the subjective action of the families, I perceived how they confront multiple social-economic problems and that, inside those conflicts, they try to offer to their members support to face the challenges, and they also find alternatives to deal with such reality with longings and aspirations. Working with families is a great challenge in Nursing, mainly when the focus is on the promotion of mental health, because it involves the care to the individual in the several stages of his vital cycle. I observed, in this study, that the problem child at school is part of a problem family and that all professionals, not only those at the school domain, but also health professionals need to intervene, reaching beyond the child and attempting to work with the family. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Relações Pais-Filho | pt_BR |
dc.title | Família, criança-problema e saúde mental : estudo à luz da fenomenologia sociológica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A criança pode, em seu contexto escolar, reproduzir uma situação de conflito familiar e ser tipificada como uma criança-problema. A partir das experiências vivenciadas pelas famílias das crianças tipificadas pela escola como problema, procurei compreender o tipo vivido familiar dessas crianças, tendo como fundamento a Fenomenologia Sociológica. Foram entrevistadas dezessete famílias, com no mínimo dois encontros com cada uma. Na procura do sentido da ação subjetiva das famílias, percebi como enfrentam problemas socioeconômicos múltiplos e que, dentro desses conflitos, procuram oferecer aos seus membros, suporte para enfrentar os desafios, e, encontram, também, alternativas para suportar tal realidade com anseios e aspirações. Verifiquei, neste estudo, que a criança-problema na escola é parte de uma família-problema e que, todos os profissionais, não só da área escolar, especificamente, mas da área da saúde, precisam intervir, indo além da criança e buscando atuar junto ao grupo familiar. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El niño puede, en su contexto escolar, reproducir una situación de conflicto familiar y ser tipificado como un niño problemático. A partir de las experiencias vividas por las familias de estos niños catalogados en la escuela como problemáticos por la escuela como el problema, intenté entender el tipo de viva familiar de esos niños teniendo por fundamento la Fenomenología Sociológica. Se entrevistaron diecisiete familias, con las cuales se realizaron por lo menos dos reuniones con cada una de ellas. En la búsqueda del sentido de la acción subjetiva de las familias, percibí de qué manera confrontan los problemas sociales y económicos múltiples y que, dentro de esos conflictos, ellos intentan ofrecer apoyo a sus miembros, para enfrentar los desafíos y encuentran, también las alternativas para soportar tal realidad con anhelos y aspiraciones. Verifiqué, en este estudio, que el niño considerado en la escuela como problemático, hace parte de una familia también problemática y que todos los profesionales, ya sea del área educacional como del área de la salud, necesitan intervenir de forma más actuante, yendo más allá del niño en si, de forma que logren llegar más cerca del grupo familiar. | pt_BR |
dc.title.en | Family, problem child and mental health : a study in the light of sociological phenomenology | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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