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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
Título em inglês: Nursing care in the neonatal unit: reflecting about the teachinglearning
Autor(es): Oliveira, Márcia Maria Coelho
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem;Recém-Nascido;Ensino;Aprendizagem
Data do documento: Set-2007
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: OLIVEIRA, M. M. C.; CARDOSO, M. V. L. M. L. Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem. Rev. RENE., Fortaleza, v.8, n.3, p. 52-60, set./dez. 2007.
Resumo: A busca do saber permite um amadurecimento em níveis distintos, e a aprendizagem na enfermagem percorre seus caminhos por meio de conhecimentos científicos e habilidades técnicas, para melhorar o crescimento profissional. Objetivamos analisar de forma crítica e reflexiva o ensino-aprendizagem dos alunos da Graduação de uma Universidade Pública, durante a prática da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I. Realizamos esse estudo na Unidade Neonatal de uma maternidade pública, em Fortaleza, no período de maio a junho de 2005. Quarenta alunos foram distribuídos em sete grupos nas unidades, para praticarem cuidados de enfermagem ao recém-nascido (RN). Utilizamos a observação participante para avaliação das atividades com enfoque no conhecimento adquirido. Os resultados evidenciaram que a relação enfermeira/aluno é voltada para o desenvolvimento do aluno, que a teoria alia-se à prática, assim como, a insegurança do aluno ao cuidar do RN abre caminhos para a aprendizagem.
Abstract: The search for knowledge may allow maturity in different levels, and the learning in the nursing area go through its ways by scientific knowledge and technical skills to improve the professional growth. We aimed with this research to analyze in a critical and reflexive way the teaching – learning of under graduate Nursing students in a public university, during such practice the subject nursing in the Care Process I. We carried out this study in the Neonatal Unit of a public maternity hospital, in Fortaleza from May to June, 2005. Forty students were distributed in seven groups into units, to practice the nursing care to newborn (NB). We used the participant’s observation to evaluate the activities focusing on the acquired knowledge. The findings made evident that the relationship nurse/student is oriented to the development of the student; the theory is allied to the practice, as well as the student’s insecurity when taking care of open ways for learning.
Resumen: La búsqueda del saber permite la maduración en distintos niveles, y el aprendizaje de enfermería recorre sus caminos por medio de conocimientos científicos y habilidades técnicas, para mejorar el crecimiento profesional. Nuestro objetivo es analizar de forma crítica y reflexiva la enseñanza y el aprendizaje de los alumnos del curso de Graduación de una Universidad Pública, durante la práctica de la asignatura Enfermería en el Proceso de Cuidar I. Desarrollamos este estudio en la Unidad Neonatal de una maternidad pública, en Fortaleza, entre mayo a junio de 2005. Cuarenta alumnos fueron distribuidos en siete grupos en las unidades, para que practicaran los cuidados de enfermería al recién nacido (RN). Utilizamos la observación participante para evaluar las actividades enfocando el conocimiento adquirido. Los resultados mostraron que la relación enfermera/ alumno tiende al desarrollo del alumno, que la teoría está aliada a la práctica, así como, la inseguridad del alumno al cuidar al RN le abre caminos para el aprendizaje.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13522
ISSN: 2175-6783 (Online)
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