Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Evanilda Souza de Santana-
dc.contributor.authorFagundes, Norma Carapiá-
dc.date.accessioned2015-10-14T10:51:04Z-
dc.date.available2015-10-14T10:51:04Z-
dc.date.issued2008-04-
dc.identifier.citationCARVALHO, E. S. S.; FAGUNDES, N. C. A inserção da preceptoria no curso de graduação em enfermagem. Rev. RENE., Fortaleza, v.9, n.2, p. 98-105, abr./jun. 2008.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (Online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13488-
dc.description.abstractThis research discusses the insertion of tutoring in curriculum training programs in the nursing course. Objectives: to understand the different views concerning tutoring among nurses who carry out this task in Health Care Units; identify advances and difficulties nurses have had during tutoring; identify demands for the preceptors’ permanent education and contribute to the institutionalization of tutoring in the nursing under graduation courses. Results and discussion: It was evidenced that nurses were not prepared to do their tasks, there is little commitment by the university regarding the preceptor qualification and along apprenticeship; little involvement by preceptors to plan the activities; discontinuation of actions caused by the rotation of nurses on duty; not enough availability from professionals and through the distance of the university after the school year. Final considerations: the results reinforce the necessity of a well-established and planned policy between the university and the health services for the training program.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectProgramas de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.titleA inserção da preceptoria no curso de graduação em enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiscute a inserção do enfermeiro na preceptoria de estágios supervisionados do curso de enfermagem. Objetivos: apreender as diferentes visões sobre a preceptoria entre enfermeiros que exercem esta atividade em unidades hospitalares; identificar avanços e dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria; identificar demandas para educação permanente dos preceptores; contribuir para a institucionalização da preceptoria nos cursos de graduação em enfermagem. Resultados e discussão: evidenciou-se um despreparo dos enfermeiros para o exercício da preceptoria; pouco compromisso da universidade em relação à qualificação dos preceptores e ao acompanhamento do estágio; pouco envolvimento dos preceptores no planejamento das atividades; descontinuidade nas ações provocada pela rotatividade de enfermeiros, pouca disponibilidade desses profissionais nos serviços e pelo afastamento da universidade nos períodos não letivos. Considerações finais: os resultados corroboram a necessidade de uma política de estágio claramente definida e planejada entre a universidade e os serviços de saúde.pt_BR
dc.description.abstract-esDiscute la inserción del enfermero como preceptor de prácticas supervisadas del curso de enfermería. Objetivos: captar diferentes visiones sobre las experiencias vividas como preceptor, ejercido entre enfermeros en unidades hospitalarias; identificar avanzos y dificultades enfrentadas en el ejercicio de la misma; identificar demandas para la educación permanente de preceptores; contribuir para la institucionalización de la presencia de preceptores en cursos de graduación en enfermería. Resultados/discusión: se comprobó la falta de preparación de los enfermeros para ejercer como preceptor; poco compromiso de la universidad con la cualificación de preceptores y acompañamiento en práctica; poco compromiso por parte de los preceptores en la planificación de actividades; discontinuidad de acciones provocada por la variación de los enfermeros, poca disponibilidad de profesionales en los servicios y alejamiento de la universidad en los períodos no lectivos. Consideraciones finales: los resultados corroboran la necesidad de una política de práctica claramente definida y planificada entre universidad y servicios de salud.pt_BR
dc.title.enTutoring insertion in the undergraduate nursing coursept_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_esscarvalho.pdf65,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.