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dc.contributor.authorSá, Fabiane Elpídio de-
dc.contributor.authorFrota, Lêda Maria Pinheiro Costa-
dc.contributor.authorBezerra, Silvana Costa-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Karine Fontenele de-
dc.contributor.authorFirmino, Ana Lígia Pereira-
dc.date.accessioned2015-10-13T12:43:05Z-
dc.date.available2015-10-13T12:43:05Z-
dc.date.issued2015-10-13-
dc.identifier.citationSÁ, F. E. et al. Perfil sensório-motor das crianças com baixa visão atendidas no setor de estimulação Visual do NUTEP. Rev.Fisioter. S. Fun., Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 29-34, jul./dez. 2012.-
dc.identifier.issn2238-8028 (Online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13415-
dc.description.abstractLow vision is a condition in which there is an impairment of visual functioning even after the correction of refractive errors common. Poverty motor activities imposed by visual impairment may encourage delays in the acquisition of sensorimotor skills. Therefore, it becomes essential to prevent delays neuromotor in children with Low Vision. Objective: To describe the sensorimotor profile of children with low vision met in the industry of visual stimulation of the Center for Treatment and Early Stimulation-NUTEP. Methodology: We conducted a descriptive study of quantitative character during the period from February to July 2009. Results: We evaluated a total of 15 children with visual impairments. 53.3% (8) were females and 46.7% (7) were male. The aged sample ranged from 5-49 months old. The ophthalmologic diagnosis ranged from low vision, convergent and divergent strabismus, congenital glaucoma, congenital cataract, ocular Incoordination, nystagmus, optic nerve pallor of, Optic nerve atrophy, papillary pallor, Inversion of cilia and retinopathy of prematurity (ROP). It was shown also in the absence fixing and tracking objects in 73.3% (11), corroborating other criteria analyzed, where 86.7% (13) of the children showed no understanding of these objects, and 80% (12) did not bare hands to midline. Conclusion: In children with low vision included in this research is the prevalence of associated diagnoses, featuring a group with multiple disabilities. Therefore, the impact of neurological and sensory interfere with the development of a comprehensive way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBaixa Visãopt_BR
dc.subjectDesempenho Psicomotorpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.titlePerfil sensório-motor das crianças com baixa visão atendidas no setor de estimulação visual do NUTEPpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA baixa visão é uma condição em que há um comprometimento do funcionamento visual mesmo após a correção dos erros refracionais comum. A pobreza de atividades motoras impostas pela deficiência visual pode promover atrasos na aquisição de habilidades sensório-motora. Diante disso, torna-se essencial a prevenção de atrasos neuromotores em crianças com Baixa Visão. Objetivo: Descrever o perfil sensório motor das crianças com baixa visão atendidas no setor de estimulação visual do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce- NUTEP. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo de caráter quantitativo durante o período de fevereiro a julho de 2009. Resultados: Foram avaliadas um total de 15 crianças com deficiência visual. Sendo 53,3% (8) crianças do sexo feminino e 46,7% (7) do sexo masculino. A faixa etária da amostra variou entre 5 a 49 meses de idade. O diagnóstico oftalmológico variou entre Baixa visão, Estrabismo convergente e divergente, Glaucoma congênito, Catarata congênita, Incoordenação ocular, Nistagmo, Palidez do Nervo óptico, Atrofia do Nervo óptico, Palidez papilar, Inversão dos cílios e Retinopatia da prematuridade (ROP). Comprovou-se também ausência na fixação e acompanhamento de objetos em 73,3% (11), corroborando com outro critério analisado, onde 86,7% (13) das crianças avaliadas não apresentaram preensão dos objetos e dessas 80% (12) não levavam mãos à linha média. Conclusão: Nas crianças com baixa visão incluídas nessa pesquisa existe o predomínio de diagnósticos associados, caracterizando um grupo com múltiplas deficiências. Portanto, as repercussões das alterações neurológicas e sensoriais interferem no desenvolvimento de uma forma global.pt_BR
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