Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezera, Maria Gorette Andrade-
dc.contributor.authorGurgel, Almerinda Holanda-
dc.contributor.authorFernandes, Ana Fátima Carvalho-
dc.date.accessioned2015-10-13T12:18:33Z-
dc.date.available2015-10-13T12:18:33Z-
dc.date.issued2005-08-
dc.identifier.citationBEZERA, M. G. A.; GURGEL, A. H.; FERNADES, A. F. C. (2006)pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (Online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13397-
dc.descriptionBEZERA, M. G. A.; GURGEL, A. H.; FERNADES, A. F. C. Por uma educação transformadora: uma vivência no ensino de enfermagem. Rev. RENE., Fortaleza, v.7, n.3, p. 35-41, set./dez. 2006.pt_BR
dc.description.abstractThis is a descriptive study that aimed at learning about the students’ view of the teaching and practice theory, developed in accordance with the DHEG thematic. The teaching experience consisted of lessons given to 42 students of the sixth semester, of the Nursery Academic Course of a private university in Fortaleza-Ce. The academic subject was Gynecology and Obstetrics focusing on the thematic “hypertensive disease specific of pregnancy and the nursing care”. The research was accomplished with the participation of 42 students. The data collection was done through the participative observation and through a semi-structured questionnaire containing data which referred to the approached contents, the teaching strategy and the relationship teacher/student. The data analysis was done by reading the depositions, relating them to the participative observation, which revealed the pertinence of the contents, in which were considered current aspects. The teaching strategies favored the student to relate theory to practice and the fact that the relationship teacher/student was based on dialogue. It was concluded that the use of strategies which make the student become interested in research, and in participating in the classes through the dialogue, favors learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da Rede de Enfermagem do Nordeste - Rev Renept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titlePor uma educação transformadora: uma vivência no ensino de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudo descritivo em que se objetivou conhecer a visão dos discentes sobre a teoria e prática de ensino desenvolvido na temática DHEG. A vivência do ensino constou de aula ministrada para 42 estudantes do sexto semestre, do curso de Enfermagem de uma universidade particular de Fortaleza-CE, matriculados na disciplina Ginecologia e Obstetrícia, enfocando a temática doença hipertensiva específica da gestação e os cuidados de Enfermagem. Participaram do estudo 42 alunos. A coleta dos dados se deu por meio da observação participante e de um questionário semi-estruturado contendo dados referentes ao conteúdo abordado, à estratégia de ensino, e ao relacionamento professor/aluno. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura dos depoimentos, relacionando-a com a observação participante, que revelou a pertinência do conteúdo, no qual foram contemplados aspectos atuais, as estratégias de ensino favoreceram ao aluno relacionar teoria a prática e o fato de que o relacionamento professor/aluno foi fundamentado no diálogo. Concluiu-se que o uso de estratégias que levem o aluno a despertar interesse pela pesquisa, a participarem das aulas por meio do diálogo, favorece o aprendizado.pt_BR
dc.description.abstract-esEstudio descriptivo hecho con el fin de conocer el punto de vista de los discentes sobre la teoría y la práctica de la enseñaza desarrollada en la temática DHEG. Se trató de una clase dada a 42 estudiantes del sexto período, del curso de Enfermería de una Universidad privada de Fortaleza-CE, matriculados en la asignatura Ginecología y Obstetricia, con enfoque en la temática enfermedad hipertensiva específica de la gestación y los cuidados de enfermería. La colecta de los datos se realizó a partir de la observación de los participantes y de una encuesta estructurada en parte donde había datos referenciales al contenido planteado, a la estrategia de la enseñaza y a la relación profesor/ alumno. El análisis de los datos fue a través de la lectura de los comentarios, relacionándolos a la observación participativa, que señaló la importancia del contenido, en el cual se contemplaron aspectos actuales, la estrategia de la enseñaza favoreció al alumno relacionar teoría a la práctica y al hecho de que la relación profesor/ alumno fue basada en el diálogo. Se concluyó que el uso de estrategias que lleven al alumno a suscitar interés por la investigación, a participar de las clases a través del diálogo, favorece el aprendizaje.pt_BR
dc.title.enFor a transforming education: a nursing teaching experiencept_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_mgabezera.pdf81,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.