Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13389
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial |
Título em inglês: | Comparative study of the academic revenue of nursing students when using tutorial software |
Autor(es): | Lopes, Marcos Venícios de Oliveira Araujo, Thelma Leite de |
Palavras-chave: | Informática Médica;Educação em Enfermagem |
Data do documento: | Set-2001 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste - Rev Rene |
Citação: | LOPES, M. V. O.; ARAUJO, T. L. (2001) |
Resumo: | No presente estudo objetivamos comparar a aprendizagem resultante da aplicação de um método informatizado de ensino com aquela produzida pela aplicação de um método tradicional. O estudo foi realizado junto a 30 estudantes de enfermagem, os quais foram divididos em dois grupos denominados 1 e 2. Para o grupo 1 foi aplicado um trabalho de leitura grupal com posterior discussão, enquanto que para o segundo foi aplicado um software de estrutura não-linear do tipo tutorial. Os resultados demonstraram que a média geral do rendimento aumentou de 38,75% para 55%, acompanhado de um aumento do desviopadrão de 15,51 para 16,60. No grupo 1, a média de rendimento aumentou de 45,83% para 52,50%, entretanto, pelo valor modal, o rendimento se concentrou na faixa dos 37,50% após a aplicação do método. No grupo 2, tanto a média de rendimentos como o valor modal aumentaram de 31,66% para 57,50% e 37,50% para 50% respectivamente, associados ao aumento significativo de desvio-padrão de 13,25 para 18,78, indicando forte influência de desempenhos individuais. Conclui-se que o método informatizado prima pela aprendizagem individualizada respeitando o ritmo e as características pessoais de cada aluno. |
Abstract: | In the present study we objectified to compare the resulting learning of the application of a computerized method of teaching with that produced by the application of a traditional method. The study was accomplished close to 30 nursing’s students, which were divided in two groups denominated 1 and 2. For the group 1 a work of group reading was applied with posterior discussion, while for the second was applied software of no-lineal structure of the tutorial type. The results demonstrated that the general average of the revenue increased of 38,75% for 55%, accompanied of an increase of the deviation-pattern of 15,51 for 16,60. In the group 1, the revenue average increased of 45,83% for 52,50%, however, for the modal value, the revenue concentrated on the strip of the 37,50% after the application of the method. In the group 2, so much the average of revenues as the modal value increased of 31,66% for 57,50% and 37,50% for 50% respectively, associated to the significant increase of deviation-pattern of 13,25 for 18,78, indicating strong influence of individual actings. It is ended that the computerized method excels for the individualized learning respecting the rhythm and each student’s personal characteristics. |
Resumen: | En el estudio presente objetivamos comparar el aprendizaje resultante de la aplicación de un método informatizado de enseñanza con el producido por la aplicación de un método tradicional. En el estudio presente objetivamos comparar el aprendizaje resultante de la aplicación de un método informatizado de enseñanza con el producido por la aplicación de un método tradicional. El estudio fue desarrollado cerca de 30 estudiantes de enfermería que fueran divididos en dos grupos llamados 1 y 2. Para el grupo 1 se aplicó un trabajo de lectura con discusión posterior, mientras en el segundo se aplicó un software de estructura no-linear del tipo tutelar. Los resultados demostraron que la media general del rédito aumentó de 38,75% para 55%, acompañado de un aumento del desviaciónpadrón de 15,51 por 16,60. En el grupo 1, la media del rédito aumentó de 45,83% para 52,50%, entretanto, el valor modal, del rédito se concentró en la tira de los 37,50% después de la aplicación del método. En el grupo 2, tanto la media de réditos como el valor modal aumentaran respectivamente de 31,66% para 57,50% y 37,50% para 50%, asociado al aumento significante de la desviación-padrón de 13,25 por 18,78 y indica influencia fuerte de acciones individuales. Concluimos que el método informatizado aventaja por el aprender individualizado respetando el ritmo y las características personales de cada estudiante. |
Descrição: | LOPES, M. V. O.; ARAUJO, T. L. Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial. Rev. RENE., Fortaleza, v.2, n.1, p. 34-39, jul./dez. 2001. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13389 |
ISSN: | 2175-6783 (Online) |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_mvolopes.pdf | 34,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.