Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13365
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Biblioteca inclusiva: construindo pontes entre o visível e o invisível.
Autor(es): Sousa, Clemilda dos Santos
Rabelo, Jeriane da Silva
Palavras-chave: Acessibilidade;Inclusão Educacional;Educação especial;Biblioteca universitária – acessibilidade
Data do documento: 2014
Citação: SOUSA, C. S.; RABELO, J. S. Biblioteca inclusiva: construindo pontes entre o visível e o invisível. In: LEITÃO, V. M.; VIANA, T. V. (Org.) UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. 237 p. p. 59-74.
Resumo: Cursar uma universidade é projeto de vida de muitas pessoas. Ter uma profissão e estruturar a vida econômica é um sonho comum, entretanto, para pessoas com deficiência, não é uma tarefa das mais fáceis. Muitas dificuldades se manifestam oriundas das barreiras arquitetônicas, atitudinais, de comunicação e informação. No que se refere às pessoas com deficiência visual, o acesso ao acervo das bibliotecas é um grande problema, porque grande parte desse acervo está impresso em tinta, inviabilizando o seu acesso. Visando resolver essas questões, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou, em 2009, a “Comissão de Acessibilidade”, que tem como objetivo principal diagnosticar as condições de acessibilidade nas bibliotecas da Instituição e propor ações que visassem estimular a criação de uma política inclusiva, que fosse diluída nos serviços e produtos oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFC nos diversos campi da universidade. Diante dessa realidade, foi proposto, pela comissão de acessibilidade do Sistema de Biblioteca, o projeto de Desenvolvimento de Acervo Acessível, tendo como público-alvo pessoas com deficiência visual, ação essa em curso atualmente. Em meados do ano de 2010, foi criada, pela UFC, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, formada por uma equipe de trabalho da qual um membro da Comissão de Acessibilidade da Biblioteca Universitária faz parte, representando o Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13365
ISSN: 9788572826112
Aparece nas coleções:SA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_cssousa.pdf7,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.