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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiebra, L.M.G-
dc.contributor.authorBomfim, Z.Á.C-
dc.contributor.authorSousa, L.C.A-
dc.contributor.authorOliveira, M.F-
dc.contributor.authorSoares, M.R-
dc.date.accessioned2015-09-18T11:41:26Z-
dc.date.available2015-09-18T11:41:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSIEBRA, L.M.G; BOMFIM, Z.Á.C; SOUSA, L.C.A OLIVEIRA, M.F, SOARES, M.R. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2316-400X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13280-
dc.descriptionSiebra, L.G.M; Bomfim, Z.Á.C; Sousa, L.C.A; et al. Metodologias de investigação-ação em psicologia ambiental. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 8, 2015. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/149/132>. Acesso em: 17 set. 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista extensão em açãopt_BR
dc.subjectTrilhas socioambientaispt_BR
dc.subjectOficinas psicossociaispt_BR
dc.subjectMapas afetivospt_BR
dc.titleMetodologias de investigação-ação em psicologia ambientalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Psicologia Ambiental estuda a inter-relação entre o indivíduo e seu entorno, reconhecendo a importância do ambiente na conduta do sujeito e a influência que o sujeito exerce sobre o espaço. Nesse trabalho, apresentam-se três das principais metodologias de investigação e intervenção utilizadas por alunos e professores do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS). Destacam-se três metodologias que se consolidaram ao longo de sua história: trilhas socioambientais, oficinas de intervenção psicossocial e mapas afetivos. As metodologias apresentadas têm em comum os propósitos de pesquisa, construção e divulgação dos saberes, vivências dos temas específicos e reflexões coletivas. As atividades de estudo e pesquisa desenvolvidas de forma associada com ações, vivências e trocas de experiências, adquirem um caráter potencializador para o desenvolvimento de posturas reflexivas e críticas por parte dos indivíduos, que se transformam de meros espectadores a sujeitos históricos do seu tempo, capazes de criar, transformar e compartilhar saberes.pt_BR
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