Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13166
Type: Artigo de Periódico
Title: Papel dos fatores sócio-econômicos e culturais na escolha da pedagogia: uma abordagem sociológica
Authors: PIRES, José
Keywords: Pedagogia;Razões da escolha do curso;Determinantes históricos e culturais;Enfoque sociológico da escolha das carreiras
Issue Date: 1986
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: PIRES, J. (1986)
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho é uma análise dos fatores que exercem influência na escolha dos estudos de pedagogia nas Universidades do Nordeste. Esta escolha não é fruto do acaso. Não resulta, apenas, de gostos, interesses ou aptidões dos candidatos que se dirigem para a pedagogia. Ela é determinada por um conjunto diversificado de variáveis cujo conhecimento se revela importante para a compreensão do processo da escolha desta carreira. O estudo procura identificar algumas dessas variáveis, tenta descrever e, na medida do possível, explicar o efeito dessas variáveis sobre a escolha da pedagogia. Entre o conjunto diversificado de fatores que exercem influência sobre a escolha, serão considerados particularmente os determinantes históricos e sócio-culturais e as condições ligadas à origem social dos candidatos. Com base em dados sobre a estrutura social do país em seu contexto histórico e nas respostas fornecidas por uma amostra de 3.700 estudantes de pedagogia a um questionário, procurar-se-à mostrar o papel desempenhado pelos fatores sociais na escolha desse tipo de estudos...
Description: PIRES, José. Papel dos fatores sócio-econômicos e culturais na escolha da pedagogia: uma abordagem sociológica. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 12, p. 01-26, 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13166
ISSN: 0102-1117
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1986_art_jpires.pdf12,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.