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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | LIMA, Lauro de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-21T12:15:08Z | - |
dc.date.available | 2015-08-21T12:15:08Z | - |
dc.date.issued | 1986 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, L. O. (1986) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13158 | - |
dc.description | LIMA, Lauro de Oliveira. Educação e a lei dos três estados ou a cientificidade do processo educativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 95-109, 1986. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Processo educativo | pt_BR |
dc.subject | Escola tradicional | pt_BR |
dc.subject | Escola nova | pt_BR |
dc.title | Educação e a lei dos três estados ou a cientificidade do processo educativo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Ministro da Educação da França, Jean-Pierre Cheyênement, em nome de um governo socialista (sic!), comanda, nesse momento, espetacular guinada direitista e conservadora na orientação do sistema educacional de seu país. Segundo Robert Balllon, autor de Consomateurs d'École, o Ministro conta com o apoio unânime da população francesa saudosa de sua tradicional "escola risonha e franca", sem as complicações da "matemática moderna" e sem as inovações da "escola-nova": uma escola de LER, ESCREVER e CONTAR, como sempre foi a escola, desde suas priscas origens. No fundo, os pais desejam, apenas, que as escolas prossigam, sem complicações, a tarefa que eles mesmos iniciaram, ensinando a seus filhos as clássicas "habilidades" de ler, escrever e contar, admitindo, inclusive, se for necessário, o uso moderado dos castigos que eles usam no lar ... Detestam ver seus filhos lidando com assuntos que eles mesmo não entendem (como "matemática moderna") e não consideram sérias atividades que não levam a resultados práticos imediatos (cálculos e memorização de fatos, explicações e definições), resquícios "calvinistas" da classificação da alegria, da festa e do prazer como pecados!.. Não acreditam que a escola desenvolva "capacidades" intrínsecas (inteligência, criatividade, etc.)... limitando-se sua tarefa a mero adestramento e disciplinação... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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