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dc.contributor.authorLIMA, Lauro de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-08-21T12:15:08Z-
dc.date.available2015-08-21T12:15:08Z-
dc.date.issued1986-
dc.identifier.citationLIMA, L. O. (1986)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13158-
dc.descriptionLIMA, Lauro de Oliveira. Educação e a lei dos três estados ou a cientificidade do processo educativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 95-109, 1986.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProcesso educativopt_BR
dc.subjectEscola tradicionalpt_BR
dc.subjectEscola novapt_BR
dc.titleEducação e a lei dos três estados ou a cientificidade do processo educativopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Ministro da Educação da França, Jean-Pierre Cheyênement, em nome de um governo socialista (sic!), comanda, nesse momento, espetacular guinada direitista e conservadora na orientação do sistema educacional de seu país. Segundo Robert Balllon, autor de Consomateurs d'École, o Ministro conta com o apoio unânime da população francesa saudosa de sua tradicional "escola risonha e franca", sem as complicações da "matemática moderna" e sem as inovações da "escola-nova": uma escola de LER, ESCREVER e CONTAR, como sempre foi a escola, desde suas priscas origens. No fundo, os pais desejam, apenas, que as escolas prossigam, sem complicações, a tarefa que eles mesmos iniciaram, ensinando a seus filhos as clássicas "habilidades" de ler, escrever e contar, admitindo, inclusive, se for necessário, o uso moderado dos castigos que eles usam no lar ... Detestam ver seus filhos lidando com assuntos que eles mesmo não entendem (como "matemática moderna") e não consideram sérias atividades que não levam a resultados práticos imediatos (cálculos e memorização de fatos, explicações e definições), resquícios "calvinistas" da classificação da alegria, da festa e do prazer como pecados!.. Não acreditam que a escola desenvolva "capacidades" intrínsecas (inteligência, criatividade, etc.)... limitando-se sua tarefa a mero adestramento e disciplinação...pt_BR
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