Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13118
Tipo: Artigo de Evento
Título: Tomada de decisão em investimentos no setor da produção de oleaginosas com foco na pequena e média empresa: uma abordagem de análises discriminante e fatorial
Autor(es): Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Arruda, João Bosco Furtado
Freitas, Silvia Maria de
Melo, Rodrigo Santos de
Palavras-chave: Produtores rurais;Políticas públicas;Cadeia produtiva
Data do documento: 6-Set-2008
Instituição/Editor/Publicador: Encontro ANPAD
Citação: GUIMARÃES, L. G. A. et al. Tomada de decisão em investimentos no setor da produção de oleaginosas com foco na pequena e média empresa: uma abordagem de análises discriminante e fatorial. In: ENCONTRO ANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2008.
Resumo: Os pequenos e médios produtores rurais fazem parte de um setor que necessita de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integrado e inclusão social. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar quais as principais variáveis de decisão e os seus graus de importância para a tomada de decisão sobre o cultivo de oleaginosas no âmbito da cadeia produtiva do biodiesel. Quanto aos procedimentos, a metodologia foi do tipo bibliográfica e survey. O universo desta pesquisa são os pequenos e médios produtores rurais do Estado do Ceará, como também, especialistas da área agrícola, totalizando 162 observações válidas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, contendo, uma lista de variáveis capazes de influenciar a tomada de decisão no cultivo de oleaginosas, elaborado por meio da identificação na literatura revisada, dos principais constructos relacionados ao cultivo de oleaginosas seguindo de adaptação destes à realidade cearense. No que se refere à abordagem do problema, o modelo elaborado nesta pesquisa foi quantitativo e, foram utilizadas a análise discriminante; e fatorial como técnicas para identificação de semelhanças entre os respondentes e análise das principais variáveis de decisão, bem como dos seus graus de importância para as os pequenos e médios agricultores e especialistas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13118
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_jbfarruda.pdf329,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.