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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metodologia de análise e diagnóstico dos serviços de atendimento emergencial em distribuidoras de energia elétrica: um caso de aplicação
Autor(es): Botelho, Breno Dilherman
Arruda, João Bosco Furtado
Palavras-chave: Interrupção no fornecimento de energia elétrica;Sistema de atendimento emergencial;Análise de desempenho
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Citação: BOTELHO, B. D.; ARRUDA, J. B. F. Metodologia de análise e diagnóstico dos serviços de atendimento emergencial em distribuidoras de energia elétrica: um caso de aplicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais.... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
Resumo: As interrupções no fornecimento de energia elétrica provocam diversos prejuízos econômicos às concessionárias e aos seus clientes cuja extensão está associada, principalmente, à freqüência e duração do evento e ao tipo de consumidor. Para aas concessionárias de distribuição de energia elétrica, que são fiscalizadas pelos órgãos reguladores e pela sociedade, o grande desafio é a diminuição do tempo das interrupções e, conseqüentemente, das perdas econômicas por elas ocasionadas. Este trabalho apresenta a concepção e aplicação de uma metodologia de análise de desempenho econômico dos serviços de atendimento emergencial ao consumidor de energia elétrica, considerando os impactos econômico-financeiros para a distribuidora e para os consumidores de se utilizar um sistema de gestão operacional que otimize os parâmetros que medem este desempenho. No estudo de caso, efetuado sobre o sistema de atendimento emergencial (SAE) da Companhia de Eletricidade do Ceará - COELCE, tem-se como parâmetro principal de desempenho a duração equivalente da interrupção (DEC), definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Partindo-se do uso de um sistema computacional de gestão otimizadora, desenvolvido na Universidade Federal do Ceará (Sistema SAEDE), o qual otimiza o despacho e a alocação das equipes de campo responsáveis pelos serviços de reparo na rede elétrica, aplicou-se a metodologia proposta no intuito de verificar se haveria benefícios justificáveis para investimentos em sistemas de gestão operacional do SAE tanto para a distribuidora quanto para os consumidores. Os principais resultados obtidos através da aplicação da metodologia ao SAE da COELCE apontou que a utilização do Sistema SAEDE contribui para reduzir custos aos usuários devidos às falhas na entrega de energia pela Companhia e, também, diminui custos a ela imputados quando ocorrem distúrbios na rede elétrica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13117
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