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dc.contributor.authorRamos, Evilásio Almeida-
dc.date.accessioned2015-08-10T18:40:45Z-
dc.date.available2015-08-10T18:40:45Z-
dc.date.issued1985-
dc.identifier.citationRAMOS, Evilásio Almeida. Educar para a autonomia existencial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 77-87, 1985.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13095-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAutonomia existencialpt_BR
dc.subjectSer livrept_BR
dc.subjectComportamento dependentept_BR
dc.titleEducar para a autonomia existencialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFalar de educação para a autonomia existencial obriga se comece do educando como existente. Como existente humano. O educador deve ter bem presente na consciência que o educando - criança, adolescente ou adulto - é um existente humano e não um existente qualquer. É uma existência, não na acepção idealista e abstrata, mas uma existência concreta, encarnada, agitando-se e desenvolvendo-se num bem determinado contexto sócio-cultural. Sem referência a esse contexto não pode ser adequadamente compreendida e educada. É a consciência clara e reflexiva do educando como existência mergulhada na cotidianeidade real que deve orientar a ação educativa. Como existente humano, o educando - criança e adolescente, e muitas vezes também o adulto - está em busca do sentido da própria existência. Quer descobrir quais os valores que constituem o significado da sua vida. Valores que por certo interferirão na sua vida diária, tanto no nível das ideias e pensamentos, como no das condutas reais. Quando conscientiza o significado ou valor de sua existência e se comporta de acordo com ele, sua existência é autêntica. É no nível da consciência do significado da própria existência que o educando se torna um existente propriamente humano e espiritual. É nisto que deve consistir, em essência, o processo educativo: o educando aprender a viver uma existência autêntica...pt_BR
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