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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13095
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ramos, Evilásio Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-10T18:40:45Z | - |
dc.date.available | 2015-08-10T18:40:45Z | - |
dc.date.issued | 1985 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Evilásio Almeida. Educar para a autonomia existencial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 77-87, 1985. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13095 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia existencial | pt_BR |
dc.subject | Ser livre | pt_BR |
dc.subject | Comportamento dependente | pt_BR |
dc.title | Educar para a autonomia existencial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Falar de educação para a autonomia existencial obriga se comece do educando como existente. Como existente humano. O educador deve ter bem presente na consciência que o educando - criança, adolescente ou adulto - é um existente humano e não um existente qualquer. É uma existência, não na acepção idealista e abstrata, mas uma existência concreta, encarnada, agitando-se e desenvolvendo-se num bem determinado contexto sócio-cultural. Sem referência a esse contexto não pode ser adequadamente compreendida e educada. É a consciência clara e reflexiva do educando como existência mergulhada na cotidianeidade real que deve orientar a ação educativa. Como existente humano, o educando - criança e adolescente, e muitas vezes também o adulto - está em busca do sentido da própria existência. Quer descobrir quais os valores que constituem o significado da sua vida. Valores que por certo interferirão na sua vida diária, tanto no nível das ideias e pensamentos, como no das condutas reais. Quando conscientiza o significado ou valor de sua existência e se comporta de acordo com ele, sua existência é autêntica. É no nível da consciência do significado da própria existência que o educando se torna um existente propriamente humano e espiritual. É nisto que deve consistir, em essência, o processo educativo: o educando aprender a viver uma existência autêntica... | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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