Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cysne, Fátima Portela | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Eliene Gomes Vieira | - |
dc.contributor.author | Serafim, Lucas Almeida | - |
dc.contributor.author | Silva, Elieny do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Silva, Adriana Nóbraga da | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-10T13:46:08Z | - |
dc.date.available | 2015-08-10T13:46:08Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | CYSNE, Fátima Portela et. al. O Balanced Scorecard em Bibliotecas Universitárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13082 | - |
dc.description.abstract | Research on the use of the Balanced Scorecard (BSC) proposed by Kaplan and Norton (1997), as a method of strategic management for academic libraries. In this sense, presents the model adapted by a group of interdisciplinary research at the University of International Integration Lusophone African-Brazilian (UNILAB), Federal University of Ceará (UFC) and the Federal University of Cariri (UFCA), which indicates nine steps to achieve them : definition of the selected organizational unit, establishment or setting the vision and mission of the organization; procedure SWOT analysis, determination of overall strategies, definition of future prospects; selection of strategic objectives, definition of indicators and targets for each objective; suggestion strategic actions , and developing strategic map. Concludes that the proposed systematization points possibilities effective management of the university library in that guide the further development of strategies considered essential for the consolidation and growth of academic institutions as well as encourages the pursuit of continuous learning and excellence for the fulfillment of social university library. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/420/352 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Biblioteca Universitária | pt_BR |
dc.subject | Balanced Scorecard | pt_BR |
dc.subject | Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.title | O Balanced Scorecard em bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pesquisa sobre o uso do Balanced Scorecard (BSC), proposto por Kaplan e Norton (1997), como método de gestão estratégica para bibliotecas universitárias. Neste sentido, apresenta modelo adaptado por um grupo de pesquisa interdisciplinar da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Cariri (UFCA), no qual indica nove etapas para sua consecução: definição da unidade organizacional selecionada; estabelecimento ou definição da visão e a missão da organização; procedimento da análise SWOT; determinação das estratégias globais; definição de perspectivas futuras; seleção dos objetivos estratégicos; definição de indicadores e metas para cada objetivo; sugestão de ações estratégicas; e elaboração de mapa estratégico. Conclui que a sistematização proposta aponta possibilidades eficazes de gerenciamento da biblioteca universitária na medida em que guia o aprofundamento das estratégias consideradas essenciais para a consolidação e o crescimento das instituições acadêmicas, bem como incentiva a busca contínua de aprendizagem e de excelência para o cumprimento da missão social da biblioteca universitária. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BU - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_egvnascimento.pdf | 794,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.