Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, José Roberto Alves | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-03T12:19:26Z | - |
dc.date.available | 2015-08-03T12:19:26Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Barbosa, J. R. A. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13056 | - |
dc.description | BARBOSA, José Roberto Alves. Multimodalidade e criticidade: uma análise de textos didáticos para o ensino de línguas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 32, n.1, 2013, p. 62-71. | pt_BR |
dc.description.abstract | The uses of didactic textbooks become a common practice at schools. The convenience provided by those resources for language teachers has improved the gains of the editorial market. But not very often those textbooks are not analyzed critically, considering their verbal and non-verbal modality. This article aims at analyzing texts from didactic material, based on Critical Discourse Analyses (CDA) and Grammar of Visual Design (GVD). This research is theoretically based on criticai discourse studies, especially by Fairclough (2001; 2003) and reading images by Kress and van Leeuwen (2006). The approach adopted to analyze the texts contributes for language teacher development to empower them to evaluate this material, not only based on market adversitement, but mainly on ideological and hegemonic aspects. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Criticidade | pt_BR |
dc.subject | Textos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Estudo de linguas | pt_BR |
dc.title | Multimodalidade e criticidade: uma análise de textos didáticos para o ensino de línguas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O uso de material didático para o ensino de línguas tomou-se uma prática comum na sala de aula. A comodidade desses recursos para os professores tem fomentado lucros vultosos para o mercado editorial. Mas nem sempre esses livros são analisados criticamente, considerando a modalidade verbal e também a não verbal. Este artigo pretende, a partir da Análise Crítica do Discurso (ADC) e da Gramática do Design Visual (GDV), abordar textos de livros didáticos para o ensino de inglês. Essa análise está fundamentada nos estudos críticos do discurso, com base nas contribuições de Fairclough (2001; 2003), e da leitura de imagens de Kress e van Leeuwen (2006). O tratamento dado aos textos, nessa análise, contribui para a formação de professores de línguas, a fim de empoderá-los, na medida em que esses sejam capazes de avaliar materiais didáticos não apenas a partir da aceitação desses pelo mercado, mas principalmente para seus aspectos ideológicos e hegemônicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_jrabarbosa.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.