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dc.contributor.authorOliveira, Maria Angélica de-
dc.contributor.authorMariz, Josilene Pinheiro-
dc.date.accessioned2015-08-03T11:44:56Z-
dc.date.available2015-08-03T11:44:56Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Angélica de; MARIZ, Josilene Pinheiro. Dialogismo e vontades de verdade na discursividade da Cinderela. Revista de Letras, Fortaleza, v. 32, n.1, 2013, p. 111-117.pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13051-
dc.description.abstractDialogism shows itself as the basis of all discursivity, since every enunciation containing discursive materiality, has a universe of social voices in multiple relationships of convergence and divergence, of harmony and conflict, of acceptance and refusal. Starting from this principle, the text, as an enunciation, is understood with the aid of literary studies, as a voice interacting with other texts and functioning as if they were echoes of voices of its time and its history, revealing the values, the beliefs, the true wishes of a given social upbringing. From this perspective, we bring forth a re-reading of a traditional and popular tale, of European romance language origin, which became known worldwide as Cinderella, especially after the publication of Charles Perrault’s Mother Goose’s Tales. In fact, the transformations found in the narrative are quite varied, but necessary, because they work as a device which signals important social changes, such as women’s achievements in all aspects. Thus, our investigation, based on the theories of Discourse Analysis, attempts to analyse the voices echoing in Cinderella changed her mind, by Nunila López (2009), which show the true wishes regarding the identity of women and men who take part in this tale.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectVontades de Verdadept_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDialogismpt_BR
dc.titleDialogismo e vontades de verdade na discursividade da Cinderelapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO dialogismo apresenta-se como fundamento de toda a discursividade; pois, considere-se que todo enunciado, enquanto materialidade discursiva abriga um universo de vozes sociais em múltiplas relações de convergência e de divergência, de harmonia e de conflito, de aceitação e de recusa. Partindo desse princípio, o texto, na sua qualidade de enunciado, é compreendido, no seio dos estudos literários, como uma voz que dialoga com outros textos, funcionando também como ecos das vozes de seu tempo, de sua história, revelando os valores, as crenças, as vontades de verdade de uma dada formação social. A partir dessa perspectiva, trazemos uma releitura de um tradicional conto popular de origem de língua românica europeia que ficou conhecido em todo o mundo como a história da Cinderela ou da Gata Borralheira, sobretudo, após a publicação dos Contos da Mamãe Gansa, do escritor francês, do século XVII, Charles Perrault. Na realidade, as transformações dessa narrativa são tão variadas, quanto necessárias, pois funcionam como aparelhos que sinalizam importantes mudanças sociais e, neste caso, apontam para as conquistas femininas nos mais variados âmbitos. Assim, o nosso trabalho, à luz dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso, busca analisar as vozes que ecoam no conto A Cinderela mudou de ideia, de Nunila López Salamero (2009), evidenciando as vontades de verdade acerca da identidade dos sujeitos mulher e homem que desse conto fazem sítio.pt_BR
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