Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.contributor.authorPereira, Letícia Queiroz-
dc.date.accessioned2015-07-31T17:50:44Z-
dc.date.available2015-07-31T17:50:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMelo, B. O. R.; Pereira, L. Q. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13050-
dc.descriptionMELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Gêneros da esfera do argumentar em livros didáticos de língua portuguesa da EJA: desafios à vista. Revista de Letras, Fortaleza, v. 32, n.1, 2013, p. 52-61.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the genre argumentative in the Portuguese language textbooks of Youth and Adults Education. To this end, the corpus has six books derived from research by Pereira, Melo (2011) collected in the public schools of Teresina-PI. Therefore, the metodology is bibliographic, based mainly in Ribeiro (2001), Soares (2000), Bezerra (2002), Antunes (2003), Marcuschi (2002, 2008), Guimarães (2007), Melo (2009) and Dolz and Schneuwly (2004). The analysis result shows that only three books are satisfactory in quantity and diversity of genres argumentative, the conditions of these genres, or the mechanisms of textualization. Thus, these data demonstrate the many challenges that exist in adult education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentarpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectTo arguept_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleGêneros da esfera do argumentar em livros didáticos de língua portuguesa da EJA: desafios à vistapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva analisar os gêneros do argumentar em livros didáticos de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, tem-se como corpus seis livros advindos da pesquisa de Pereira; Melo (2011) coletados em escolas públicas de Teresina-PI. Portanto, a metodologia é bibliográfica, com base, sobretudo, em Ribeiro (2001), Soares (2000), Bezerra (2002), Antunes (2003), Marcuschi (2002 ; 2008), Guimarães (2007), Melo (2009) e Dolz e Schneuwly (2004). O resultado da análise mostra que apenas três livros são satisfatórios em relação à quantidade e diversidade dos gêneros do argumentar; às condições desses gêneros; ou aos mecanismos de textualização. Assim, tais dados demonstram os muitos desafios existentes na EJA.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_bormelolqpereira.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.