Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Bárbara Olímpia Ramos de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Letícia Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-31T17:50:44Z | - |
dc.date.available | 2015-07-31T17:50:44Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Melo, B. O. R.; Pereira, L. Q. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13050 | - |
dc.description | MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Gêneros da esfera do argumentar em livros didáticos de língua portuguesa da EJA: desafios à vista. Revista de Letras, Fortaleza, v. 32, n.1, 2013, p. 52-61. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the genre argumentative in the Portuguese language textbooks of Youth and Adults Education. To this end, the corpus has six books derived from research by Pereira, Melo (2011) collected in the public schools of Teresina-PI. Therefore, the metodology is bibliographic, based mainly in Ribeiro (2001), Soares (2000), Bezerra (2002), Antunes (2003), Marcuschi (2002, 2008), Guimarães (2007), Melo (2009) and Dolz and Schneuwly (2004). The analysis result shows that only three books are satisfactory in quantity and diversity of genres argumentative, the conditions of these genres, or the mechanisms of textualization. Thus, these data demonstrate the many challenges that exist in adult education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Argumentar | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | To argue | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.title | Gêneros da esfera do argumentar em livros didáticos de língua portuguesa da EJA: desafios à vista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo objetiva analisar os gêneros do argumentar em livros didáticos de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, tem-se como corpus seis livros advindos da pesquisa de Pereira; Melo (2011) coletados em escolas públicas de Teresina-PI. Portanto, a metodologia é bibliográfica, com base, sobretudo, em Ribeiro (2001), Soares (2000), Bezerra (2002), Antunes (2003), Marcuschi (2002 ; 2008), Guimarães (2007), Melo (2009) e Dolz e Schneuwly (2004). O resultado da análise mostra que apenas três livros são satisfatórios em relação à quantidade e diversidade dos gêneros do argumentar; às condições desses gêneros; ou aos mecanismos de textualização. Assim, tais dados demonstram os muitos desafios existentes na EJA. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_bormelolqpereira.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.