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dc.contributor.authorGRAEFF, Telisa Furlanetto-
dc.contributor.authorBRISTOL, Silvia Scopel-
dc.date.accessioned2015-07-31T17:41:44Z-
dc.date.available2015-07-31T17:41:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGRAEFF, T. F.; BRISTOL, S. S. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13047-
dc.descriptionGRAEFF, Telisa Furlanetto; BRISTOL, Silvia Scopel. A concepção argumentativa de linguagem no ensino de redação de textos dissertativo-argumentativos. Revista de Letras, Fortaleza, v. 32, n.1, 2013, p. 44-51.pt_BR
dc.description.abstractThe growing demand for the use of writing expository argumentative texts as selection tools on admittance examinations to higher education institutions or when selecting personnel for the working market has put even greater pressure upon schools so as to make such textual/discursive genre didactic. This work proposes a semantic argumentative application, created in 1983 by Oswald Ducrot and Jean-Claude Anscombre, called Argumentation dans la langue (ADL), to the development of argumentative and rhetorical competence, specifically materialised as written expository argumentative texts. More specifically, principles and concepts from the Theory of Semantic Blocks, a newer technical version of LDA, introduced by Marion Carel (1992) and developed with Ducrot, shall be used.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentação linguísticapt_BR
dc.subjectArgumentação retóricapt_BR
dc.subjectEnsino de dissertaçãopt_BR
dc.subjectLinguistic argumentationpt_BR
dc.subjectRhetorical argumentationpt_BR
dc.titleA concepção argumentativa de linguagem no ensino de redação de textos dissertativo-argumentativospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA crescente demanda no uso de redações de textos dissertativo-argumentativos como instrumento de seleção em concursos para ingresso no ensino superior ou em recrutamento de pessoal para o mercado de trabalho exerce uma pressão, ainda maior, sobre a escola no sentido de didatizar esse gênero textual/discursivo. O presente trabalho propõe uma aplicação da semântica argumentativa, criada em 1983 por Oswald Ducrot e Jean- Claude Anscombre, denominada Argumentation dans la langue (ADL), ao desenvolvimento da competência argumentativa e retórica, especificamente materializada na forma de textos dissertativo-argumentativos escritos. Mais especificamente serão utilizados princípios e conceitos da Teoria dos Blocos Semânticos, versão técnica mais recente da ADL, introduzida pelos estudos de Marion Carel (1992) e desenvolvida juntamente com Ducrot.pt_BR
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