Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAREAS, Eduardo Kenedy Nunes-
dc.date.accessioned2015-07-31T17:18:41Z-
dc.date.available2015-07-31T17:18:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAREAS, E. K. N. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13043-
dc.descriptionAREAS, Eduardo Kenedy Nunes. Possíveis contribuições da linguística gerativa à formação do professor de língua portuguesa. Revista de Letras, Fortaleza, v. 32, n.1, 2013, p. 72-79.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, i propose that the teaching of the syntactic component of the Brazilian grammatical nomenclature, on Brazilian elementary schools, must be reformulated in order to, firstly, introduce the notion of phrase and, consequently, reduce the syntactic functions into only four types: (1) subject, (2) predicate, (3) complement and (4) adjunct. These assumptions are supported on the classic X-bar theory of generative linguistics (Chomsky, 1995) and by taking the educational reality of Brazilian elementary schoQls into consideration. The article also comes up with some reflections on the consequences of its proposal for a new way of teaching syntax. It not only presents some general considerations upon the role played by the teaching of grammar, but it also focus especially on the teaching of syntax as it aims to promote textual learning and comprehension, and the domain of Brazilian standard language by all the students of every different region throughout the country.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectTeoria X-barrapt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titlePossíveis contribuições da linguística gerativa à formação do professor de língua portuguesapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, apresenta-se a proposta de que o ensino de sintaxe na escola básica brasileira, tanto na forma de gramáticas e de livros didáticos quanto em relação a aulas expositivas em sala de aula, seja reformulado de modo a, primeiramente, introduzir a noção de sintagma e, por consequência, simplificar as funções sintáticas em apenas quatro noções: ( 1) sujeito, (2) predicado, (3) complemento e (4) adjunto. O artigo, por um lado, sustenta suas propostas com base na Teoria X-barra clássica nos estudos formalistas (Chomsky, 1995) e, por outro, discute algumas das consequências da proposta para o ensino de gramática nas aulas de língua materna na escola básica brasileira. O artigo apresenta, também, reflexões a respeito do papel do ensino de gramática, em geral, e do ensino de sintaxe, em particular, no objetivo escolar de promover o aprendizado da produção e da compreensão textual e o domínio da norma padrão brasileira nos estudantes de todas as regiões do país.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_eknareas.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.