Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13014
Tipo: Dissertação
Título: Algumas aplicações do kig no estudo da geometria analítica
Título em inglês: Some kig applications in the study of analytic geometry
Autor(es): Santos, Fabrício Veras dos
Orientador: Melo, Marcos Ferreira de
Palavras-chave: Geometria analítica;Ensino auxiliado por computador;Software livre
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, Fabrício Veras dos. Algumas aplicações do kig no estudo da geometria analítica. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: O trabalho aqui exposto visa apresentar a inserção do uso do computador, especificamente, o software Kig no processo de ensino-aprendizagem de Geometria Analítica, de modo particular no Estudo da Reta, estudo esse feito na terceira série do Ensino Médio. As metodologias ora apresentadas abordam o uso do software livre Kig, programa da plataforma Linux, em atividades manipulativas, onde o aluno por si só, com o uso do computador constrói o conhecimento, relacionando o conteúdo fundamental teoricamente ao conteúdo trabalhado por meio do computador. Ao se manusear o Kig, software escolhido para este trabalho, tanto o professor quanto o aluno poderão analisar variações reais e concretas nas características dos conjuntos algébricos estudados em Geometria Analítica, que aqui tratamos do estudo do ponto e estudo da reta. Com isso, na resolução de um problema apresentado, o aluno não mais precisa elaborar e aplicar aquelas tão apresentadas e conhecidas fórmulas algébricas. Além do mais, o trabalho apresenta a fundamentação teórica do conteúdo abordado, possibilidades no crescimento e melhorias no processo ensino e aprendizagem de Geometria Analítica e até mesmo dificuldades apresentadas por muitos nesse processo, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos.
Abstract: The work exposed here aims to present the insertion of computer use, particularly, the Kig Software in the teaching-learning of analytic geometry, in particular the study of Straight Line, this study was done in the third year of high school. The methodologies presented approach the use of free software “Kig”, the Linux platform program in manipulative active-ties, where the student alone, using the computer builds knowledge relating to the content, based theoretically, which was worked though computer. When handling the “Kig” chosen software for this work, booth the teacher and the student can analyze real and concrete variations in the characteristics of algebraic sets studied in Analytic Geometry, that here we deal with the study of point and study the Straight Line. Thus, in solving a given problem, the student no longer needs to develop and implement those presented and known as algebraic formulas. Furthermore, the paper presents the theoretical foundation of content addressed, possibilities for growth and improvements in the process of teaching and learning. Analytic Geometry and even though many difficulties presented by this procedure, booth by teachers and by students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13014
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_fvsantos.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.