Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brasil, Aléxia Carvalho | - |
dc.contributor.author | Marinho, Claudia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Daniel Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-07T14:12:43Z | - |
dc.date.available | 2015-07-07T14:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Alexia C. ; MARINHO, Claudia T.; CARDOSO, Daniel R. Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas. InfoDesign | Revista Brasileira de Design da Informação / Brazilian Journal of Information Design, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 189–200, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-5377 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12996 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to present the notes of a research project that is being developed in the UFC (Federal University of Ceara), about the creative processes that engender the design project. From the concepts presented by De Certeau,-logic of actions - and the research methodology offered by the Critical Genetics - dedicated to the study of the document creation process - we propose a procedural approach to design. We seek, therefore, a design methodology centered on the logic of actions, in addition to those design methodologies, then focused on the scientific logic | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Design da Informação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.title | Processo, representação e objeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A proposta deste artigo é apresentar os fundamentos de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido na UFC (Universidade Federal do Ceara), sobre os processos de criação que engendram o projeto de design. A partir de conceitos oferecidos por De Certeau - lógica das ações - e da metodologia de pesquisa oferecida pela Critica Genética – voltada para o estudo dos documento de processo da criação –, propomos uma abordagem processual do design. Buscamos, portanto, uma metodologia de projeto centrada na lógica das ações; como complemento daquelas metodologias de projeto, então centradas na lógica científica | pt_BR |
dc.title.en | Process, representation and design: topics for a teaching methodology based on the design and practical daily action | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DAUD - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_acbrasil.pdf | 205,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.