Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorColaço, Veriana de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.authorDias, Alessandra Pereira-
dc.date.accessioned2011-11-30T16:54:03Z-
dc.date.available2011-11-30T16:54:03Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationDIAS, Alessandra Pereira. Os jogos pedagógicos na aprendizagem da linguagem escrita: o que pensam e fazem professores da educação infantil e do ensino fundamental? 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1298-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMedicação pedagógicapt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividades - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCrianças - Linguagempt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectProfessores de educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.titleOs jogos pedagógicos na aprendizagem da linguagem escrita: o que pensam e fazem professores da educação infantil e do ensino fundamental?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho se propôs a investigar a concepção e uso de jogos pedagógicos no ensino da linguagem escrita por professores de educação infantil e ensino fundamental na cidade de Fortaleza. Partiu-se do pressuposto que havia uma descontinuidade do uso de recursos lúdicos entre a educação infantil e a primeira série do ensino fundamental. Tinha-se como pressuposto a compreensão de que não era o jogo em si, mas a situação interativa e simbólica que possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Os referenciais teóricos que embasaram esse trabalho estavam pautados na teoria histórico cultural de Vygotsky e na teoria sócio antropológica de Brougére. A pesquisa foi realizada utilizando-se observação em sala de aula e entrevistas individuais com os professores, buscando registrar as situações de mediação do professor junto aos alunos e identificar as concepções que fundamentam as formas de intervenção pedagógica utilizando recursos lúdicos nesses dois níveis de ensino e as práticas pedagógicas. Na escola pesquisada existia uma preocupação efetiva quanto ao processo continuado de capacitação dos professores e isso possibilitava uma coerência na utilização de recursos didáticos, dentre eles o jogo, e compreensão teórica de sua implicação no processo ensino-aprendizagem. Esse trabalho vem destacar a importância de se considerar o desafio de ensinar com jogos diante de diversos discursos acerca de seu uso apontando que são as situações de interação que promovem a aprendizagem e não o uso de material lúdico, reafirmando a visão vygotskiana da centralidade da mediação pedagógica no processo ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.title.enThe games in the teaching of learning written language: what to think and make early childhood education teachers and elementary school?pt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_apdias.PDF8,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.