Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Margarete Fernandes de-
dc.date.accessioned2015-06-29T13:07:42Z-
dc.date.available2015-06-29T13:07:42Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSousa, M. M. F. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12971-
dc.descriptionSOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 49-57.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at analysing intertextuality, mainly the inter-genre process in advertisements. To accomplish our objective we follow the theoretical principles discussed in Koch; Bentes; Cavalcante (2007) and Bazerman (2006). The corpus is a group of twenty advertisements which were extracted from printed magazines and webpages. All the ads present inter-genre intertextuality as a common feature and as a result, this process has proved to be a recurrent resource in the construction of meaning in advertisements. This fact has confirmed our hypothesis of the important role that the productive process of inter-genre plays in the construction of meaning in advertisements.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectIntergenericidadept_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.titleA intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade, notadamente a intergenericidade, nos anúncios publicitários. Para isso, analisamos os dados desta pesquisa com referencial teórico de Koch; Bentes; Cavalcante (2007) e Bazerman (2006). Selecionamos em revistas e na internet vinte anúncios que apresentavam marcas de intergenericidade, critério definidor para a coleta do material, e submetemos à análise, com base nos pressupostos já mencionados, e obtivemos como resultado que a intertextualidade intergenérica, propriedade que possibilita um gênero trazer em sua tessitura composicional outro gênero é, de fato, produtiva como mecanismo de construção dos textos dos anúncios publicitários. Donde se conclui que os diversos gêneros se articulam harmoniosamente e constroem os contextos enunciativos dos gêneros textuais, no caso em estudo, do gênero anúncio publicitário.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_mmfsousa.pdf645,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.