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dc.contributor.authorSimões, Darcilia Marindir Pinto-
dc.contributor.authorRei, Claudio Artur de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-06-29T13:04:06Z-
dc.date.available2015-06-29T13:04:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSIMÕES, Darcilia Marindir Pinto; REI, Claudio Artur de Oliveira. Variação linguística e gêneros textuais: questão de estilo. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 30-39.pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12970-
dc.description.abstractExposition of a pedagogic proposal that will be published in a book (in press), in which it intends to offer theoretical allowances and stylistic analysis strategies, combined with the theory of variation and their genders, in a functional-semiotic perspective. This paper aims to demonstrate the teaching of Portuguese language (L1) based on Stylistic, favouring the choices of the speaker and their articulations according to the linguistic variety that elapses of the textual gender chosen for communication. Further, we offer an intertextual proposal including non-verbal or syncretic texts in order to give support to the teaching of Portuguese language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstilísticapt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleVariação linguística e gêneros textuais: questão de estilopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrExposição de proposta técnico-pedagógica que será divulgada em livro (já no prelo), no qual se pretende dar subsídios teóricos e apresentar estratégias de análise estilística, articulada com a teoria da variação e com os gêneros, na perspectiva semiótico-funcional. O presente trabalho visa a demonstrar um ensino da língua portuguesa (L1) assentado na Estilística, portanto privilegiando as escolhas do enunciador e suas articulações com a variedade linguística decorrente do gênero textual eleito para a comunicação. Trazemos ainda uma articulação intertextual, incluindo textos não verbais ou sincréticos com vista a dinamizar as práticas pedagógicas de língua portuguesa.pt_BR
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