Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorLaurindo, Hildenize Andrade-
dc.date.accessioned2015-06-29T12:20:08Z-
dc.date.available2015-06-29T12:20:08Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCavalcante, M. M.; Laurindo, H. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967-
dc.descriptionCAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.40-48.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we bring to discussions about advertisement genre contributions of a text linguistic led by a diachronic look, highlighting the historicity of the genre. Our main interest is to reflect on emotional manipulation (Breton 1999) as a rhetorical strategy used in Ceará advertisements in its history, assessing how these resources work in order to convince: the appeal to the audience’s sentiments and the fusion effect. For purposes of illustration, we analyse advertisements from Ceará published in Ba-ta-clan magazine in the early twentieth century. The analysis allow us to identify several emotional manipulation techniques, revealing how this rhetorical procedure, considered a current advertising strategy, is manifested early in advertisements in the last century in Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_BR
dc.subjectDiacroniapt_BR
dc.subjectManipulaçãopt_BR
dc.subjectDiachronypt_BR
dc.titleManipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XXpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, trazemos para as discussões acerca do anúncio publicitário contribuições de uma linguística de texto orientada por um olhar diacrônico que focaliza a historicidade do gênero. É nosso principal interesse refletir sobre a manipulação dos afetos (Breton , 1999) como estratégia retórica utilizada no anúncio publicitário em seu percurso evolutivo, avaliando como são mobilizados estes recursos particulares do convencer: o apelo aos sentimentos e o efeito fusional. Para fins de ilustração e análise, tomamos por objetos anúncios cearenses veiculados pela revista Ba-ta-clan no início do século XX. A análise nos permite identificar diversos recursos de manipulação dos afetos, revelando como esse procedimento retórico, considerado por alguns uma estratégia publicitária atual, manifestava-se na publicidade cearense já no início do século passado.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_mmcavalcantehalaurindo.pdf631,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.