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dc.contributor.authorAraújo, Antonia Dilamar-
dc.date.accessioned2015-06-29T11:57:46Z-
dc.date.available2015-06-29T11:57:46Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAraújo, A. D. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12958-
dc.descriptionARAÚJO, Antonia Dilamar. A subjetividade na construção de significados: uma análise da escrita de artigos de pesquisa. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 58-62.pt_BR
dc.description.abstractRecent researches on reading and writing as social processes reveal that the elaboration and comprehension of meanings is realized throu interaction between subjects in the contextos where they live. In this sense, the academic discourses, in special, textual written genres are ways of acting in the world through language in a social historic moment. The understanding of writing as situated social practice involves among several aspects ‘the subjectivity of the writer’ in the production of academic texts. The aim of this paper is to examine the student-writer’s subjectivity in opposition to the conventionalized voices of the dominant scientific discourses in research articles written by Brazilian graduation students of applied linguistics. The results point out that the writers´subjectivity is present in the analised articles in opposition to the dominant academic discourse and they reveal how these writers construct their social identities through language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectTexto acadêmicopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectArtigos de pesquisapt_BR
dc.titleA subjetividade na construção de significados: uma análise da escrita de artigos de pesquisapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisas recentes sobre leitura e escrita como processos sociais revelam que a construção e a compreensão de significados é realizada através da interação entre sujeitos nos contextos nos quais co-participam. Neste sentido, os discursos acadêmicos, em especial os gêneros textuais escritos, são formas de agir no mundo através da linguagem em um momento sócio-histórico. O entendimento da escrita situada como processo social envolve, dentre vários aspectos, o estudo da subjetividade e identidade do escritor na produção de seu texto. O objetivo, portanto, deste trabalho é o de examinar a questão da subjetividade envolvida na construção de significados em artigos de pesquisa escritos por alunos de pós-graduação na área de Linguística Aplicada. Os resultados apontam para a presença de índices de subjetividade nos textos analisados em oposição ao discurso científico dominante e revelam como esses escritores constroem suas identidades sociais através da linguagem.pt_BR
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