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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Aluiza Alves de-
dc.date.accessioned2015-06-25T17:00:25Z-
dc.date.available2015-06-25T17:00:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationAraújo, A. A. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12949-
dc.descriptionARAÚJO, Aluiza Alves de. O alteamento da pretônica /o/ no falar popular de Fortaleza. Revista de Letras, Fortaleza, v. 30, n.1/4, 2010/2011, p. 99-104.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlteamento da pretônicapt_BR
dc.subjectFalar popularpt_BR
dc.subjectVogal átonapt_BR
dc.subjectVogal tônicapt_BR
dc.subjectConsoante precedentept_BR
dc.titleO alteamento da pretônica /o/ no falar popular de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo português do Brasil, as vogais médias pretônicas têm sido objeto de inúmeros estudos, seja numa perspectiva mais propriamente fonológica, seja nos prismas da Dialetologia e da Sociolinguística Variacionista. O foco de atenção desta investigação recai sobre a realização variável da vogal média pretônica /o/ no falar popular dos fortalezenses. A análise da pré-acentuada restringe-se aos contextos interconsonânticos (C_.C), em sílaba inicial ou medial, já que esta estrutura silábica é a que ocorre com maior frequência e, além disso, os outros tipos de sílaba apresentam estruturas que condicionam a aplicação categórica de uma ou outra variante. O fenômeno em questão é abordado sob a perspectiva da Teoria Sociolinguística Quantitativa, defendida por Labov (1972, 1994) e Weinreich, Labov e Herzog (1968), com o objetivo precípuo de descrever e analisar a atuação de fatores linguísticos e sociais sobre o alteamento de /o/ no falar fortalezense. Defendeu-se que a altura da vogal tônica à vogal candidata era o principal condicionador do processo de variação das médias pré-acentuadas. Supôs-se também que outros fatores poderiam estar atuando, de forma positiva ou negativa, sobre o processo em estudo, tais como, a vogal átona, as consoantes circunvizinhas, a atonicidade, a sufixação, o tipo de sílaba, a contiguidade, a escolaridade, a faixa etária e o sexo.pt_BR
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