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dc.contributor.authorPontes, Antônio Luciano-
dc.date.accessioned2015-06-25T16:26:40Z-
dc.date.available2015-06-25T16:26:40Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPontes, A. L. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12942-
dc.descriptionPONTES, Antônio Luciano. Fraseologia em dicionários escolares brasileiros. Revista de Letras, Fortaleza, v. 30, n.1/4, 2010/2011, p. 130-137.pt_BR
dc.description.abstractEven today, it is common to find lexicographical products that do not incorporate phraseologies in their composition, or just treat them inadequately in works defined as productive, such as school dictionaries. In this paper, I intend to examine how phraseologies behave in terms of grammar and semiotics, and how they are shaped in the composition of the entries in Brazilian school dictionaries. To do so, I base my work on the research carried out by Pastor (1996, 1997), Pérez (2000), Escribano (2003), Martínez 2003), López (2006), Pontes (2009). The entries that make up the corpus were extracted from Brazilian school dictionaries adopted by public elementary school teachers and evaluated by the National Textbook Program (PNLD), namely: Cegalla (2005), Bueno (2007), Luft (2009), Aulete (2009), Ferreira (2010), Mattos (2010), Rocha (2010).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDicionário escolarpt_BR
dc.subjectFraseologiapt_BR
dc.subjectSubentradapt_BR
dc.titleFraseologia em dicionários escolares brasileirospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAinda hoje, é comum encontrar produtos lexicográficos que não incorporam em sua composição, com uma frequência significativa, unidades fraseológicas (UFs), ou que delas tratam de forma inadequada em obras que se definem produtivas, como, por exemplo, dicionários escolares. Neste trabalho, pretendo examinar o modo como as fraseologias se comportam, do ponto de vista gramatical e semiótico, e como se configuram na composição dos verbetes em dicionários escolares brasileiros. Para tanto, tomo por base as pesquisas desenvolvidas por Pastor (1996, 1997), Pérez (2000), Escribano (2003), Martínez (2003), López (2006), Pontes (2009). Os verbetes que compõem o corpus foram extraídos de dicionários escolares brasileiros avaliados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) e adotados por professores de escola pública para o ensino fundamental, quais sejam: Cegalla (2005), Bueno (2007), Luft (2009), Aulete (2009), Ferreira (2010), Mattos (2010), Rocha (2010).pt_BR
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