Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Hilda Coutinho de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T14:18:52Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T14:18:52Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Hilda Coutinho de. O grupo como estratégia de sobrevivência: configurações vinculares de crianças na favela. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.22, n.1, 2004, p 48-66. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12859 | - |
dc.description.abstract | This research seeked to understand, through clinic qualitative method and participant observation, the link configurations engendered by children, who attended the Communitarian School and who lived in the slum of Pirambu, located in Fortaleza, Ceará. The study of its contents was based on groupanalysis and, more specifically, winnicott's ideas concerning to: a) the group as transicional and potential space; and b)the objection-social tendency. The scholar group and the bigger social body of Pirambu, where the Project of Mental Health four sticks were established, shaped as universes that reactivated primordial ambits of motherly holding related to the physics structure and affective support again. Friends, teachers and communitarians appeared to have instigating transition in the space that transformed itself in joyful and therapeutic because it propitiates creation and reciprocality. I observed the group reconstructed affections and preserved for itself a grateful human possibility of new restructure. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.revistapsicologia.ufc.br | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise infantil | pt_BR |
dc.subject | Comunidade terapêutica | pt_BR |
dc.subject | Comunidade de grupo | pt_BR |
dc.subject | História da criança | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | O grupo como estratégia de sobrevivência: configurações vinculares de crianças na favela | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa buscou compreender, através do método qualitativo - clínico e da observação participante, as configurações vinculares engendradas por crianças que frequentavam a Escola Comunitária e habitavam a Favela do Pirambu, localizada em Fortaleza, no Ceará. O estudo de seus conteúdos foi baseado na teoria grupanalítica e, mais especificamente, nas ideias winnicottianas concernentes a: a) o grupo como espaço potencial e transicional; e b) a tendência anti-social. O grupo escolar e, de forma mais ampla, o corpo social do Pirambu, onde se estabeleceu o Projeto de Saúde Mental Comunitária 4 Varas, afiguraram-se como universos que reativaram âmbitos primordiais do "holding" materno no que se refere à estrutura física e suporte afetivo. Colegas, professoras e comunitários pareceram ter instigado transicionalidade num espaço que se transmutou em lúdico e terapêutico ao propiciar criação e reciprocidade. Observei que o grupo reconstruiu afetos e preservou para si mesmo uma grata possibilidade humana de reestruturação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_art_hcoliveira.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.