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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrata, Bruno de Athayde-
dc.contributor.authorBarroso, Giovanni Cordeiro-
dc.contributor.authorArruda, João Bosco Furtado-
dc.date.accessioned2015-06-16T15:49:22Z-
dc.date.available2015-06-16T15:49:22Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPRATA, B. A. ; BARROSO, G. C. ; ARRUDA, J. B. F. Movimentação otimizada de contêineres de cargas agroindustriais em pátios portuários: um modelo baseado em redes de Petri. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 12., 2005. Bauru. Anais... Bauru: 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12793-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSimpósio de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectRedes de Petript_BR
dc.subjectLogística portuáriapt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.titleMovimentação otimizada de contêineres de cargas agroindustriais em pátios portuários: um modelo baseado em redes de Petript_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO agronegócio é uma atividade de suma importância para muitas economias regionais e, para que os produtos agro-industriais possam ter preços competitivos nos mercados interno e externo, é necessário reduzir ao máximo os custos de transporte, dentre os quais se pode destacar os custos de movimentação nos portos. Este trabalho tem o objetivo de modelar a movimentação de contêineres de cargas agro-industriais em terminais portuários, visando caracterizar a operação do sistema e dimensionar as frotas de equipamentos de movimentação e transporte de contêineres. Na modelagem, foi empregada a técnica das redes de Petri, uma metodologia bastante usada no meio técnico e acadêmico para a análise de sistemas a eventos discretos. Foram coletados dados referentes ao Porto do Pecém para a caracterização das atividades de manuseio de cargas do terminal, subsidiando o desenvolvimento de uma rede que representasse a sua operação. A modelagem desenvolvida foi capaz de representar o sistema portuário em qualquer instante de sua operação, possibilitando a elaboração de cenários para análise do tempo de ciclo na movimentação e transporte de contêineres no terminal supracitado. Como conclusão, demonstra-se o potencial da modelagem utilizada para contribuir na tomada de decisão com vistas a ganhos de produtividade de instalações portuárias.pt_BR
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