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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrata, Bruno de Athayde-
dc.contributor.authorCosta, Magno Gonçalves da-
dc.contributor.authorRodrigues, Carlos Diego-
dc.contributor.authorNobre Júnior, Ernesto Ferreira-
dc.date.accessioned2015-06-16T15:45:15Z-
dc.date.available2015-06-16T15:45:15Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationPRATA, B. A. et al. Otimização do desenvolvimento de traçados de estradas de rodagem: uma aplicação da teoria dos grafos. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO CEFET, 4., 2004, Fortaleza. Anais... Fortaleza: CEFET, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12792-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEncontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFETpt_BR
dc.subjectProjeto geométricopt_BR
dc.subjectGrafospt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.titleOtimização do desenvolvimento de traçados de estradas de rodagem: uma aplicação da teoria dos grafospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs estradas de rodagem são obras responsáveis por altos custos de oportunidade no orçamento de um país, devendo ser cuidadosamente planejadas para evitar prejuízos econômicos ao longo do seu tempo de serviço. O projeto geométrico é de suma importância para que a construção de uma estrada seja economicamente viável, pois nesta fase devem ser equilibradas as variáveis extensão da via e movimentos de terra. Para otimizar o desenvolvimento de traçados, analisando somente as variáveis topográficas do projeto de uma rodovia, foi utilizada a técnica da Teoria dos Grafos, onde fatores de custo foram associados aos arcos de um grafo, buscando-se o trajeto que minimiza o custo total. O modelo proposto foi aplicado na região no entorno do Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde as simulações realizadas no terreno apresentaram resultados coerentes, corroborando a aplicação do procedimento idealizado neste trabalho para o desenvolvimento de traçados em estradas de rodagem.pt_BR
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