Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12786
Título em portugués: O Desafio da gestão de infra-estruturas urbanas para o desenvolvimento sustentável das cidades
Autor: Sousa Júnior, José Nauri Cazuza de
Prata, Bruno de Athayde
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Palabras clave : Planejamento estratégico
Desenvolvimento sustentável
Infraestrutura urbana
Metrópoles - Desenvolvimento
Sistema de Informações Geográficas
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR
Citación : SOUSA JÚNIOR, J. N. C. ; PRATA, B. A. ; NOBRE JÚNIOR, E. F. O Desafio da gestão de infra-estruturas urbanas para o desenvolvimento sustentável das cidades. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 11., 2005, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UNIFOR, 2005.
Resumen en portugués: Atualmente, principalmente nos países em desenvolvimento, existe dificuldade em se gerenciar as infra-estruturas urbanas, devido à inexistência ou a precariedade de um planejamento estratégico do meio urbano. Esta falta de planejamento dificulta a análise e a tomada de decisões necessárias para a manutenção da qualidade das instalações supracitadas. Neste trabalho foram analisadas as infra-estruturas urbanas, com o objetivo de apresentar o desafio da sua gestão para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para consecução deste propósito, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, ressaltando os principais aspectos a serem explicitados. Primeiramente, foram apresentados conceitos básicos de infra-estrutura e de infra-estrutura urbana, seguidos de sua classificação. Mostrou-se a importância das utilidades (utilities) no desenvolvimento das metrópoles, assim como uma visão geral acerca da avaliação do seu desempenho. A avaliação deve ser realizada permanentemente, com o intuito de garantir que as infra-estruturas urbanas sejam capazes de prestar seus serviços de forma eficiente. Para avaliar tais utilidades, é necessário utilizar os indicadores de desempenho, que analisam as características estruturais e funcionais das infra-estruturas urbanas, além de sua capacidade e suficiência. Uma das formas de se gerir as infra-estruturas urbanas é utilizando os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que permitem realizar análises complexas, possibilitando a simulação de vários cenários de modo a propiciar uma tomada de decisão eficaz em intervenções no sistema modelado. Como consideração final do trabalho é importante destacar a importância deste artigo, dada a carência de referencias teóricas na área de planejamento de infra-estruturas urbanas em nosso país. Com a finalidade de ampliar a pesquisa sobre esse tema, sugere-se a revisão de outras abordagens de gestão de infra-estruturas, objetivando compará-las com a abordagem SIG.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12786
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Aparece en las colecciones: GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_eve_baprata_o_desafio.pdf37,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.