Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12782
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Para além das matrizes: a psicanálise como enclave da modernidade
Autor(es): FIGUEIREDO, Luís Cláudio
Palavras-chave: Além das matrizes;Psicanálise;Estudo
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Para além das matrizes: a psicanálise como enclave da modernidade. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.21, n.1/2, 2003, p.103-110.
Resumo: Esta palestra tem como título: "Para além das Matrizes: a Psicanálise como enclave da Modernidade". Após comunicar esse título para o professor José Célio Freire (meu ex-orientando de Doutorado na USP e responsável pelo convite), recebi dele o aviso de que a palavra enclave não constava do Aurélio. Ao que eu retruquei: "então consulte o Houaiss, porque do Houaiss consta" . Mas isso, para que não criemos uma mera disputa entre dicionários, tem algum interesse. De fato, "enclave" não é uma palavra de uso assim tão corrente. Pode produzir urna certa estranheza como a que ocorreu com o amigo Célio. Acho que a minha conferência começou a fazer efeito justamente aí, ao introduzir o título, ele mesmo, como uma espécie de enclave, produzindo esse desconcerto. O Célio deve ter pensado: "mas que vergonha! vem um sujeito lá de longe, meu convidado, falar de um negócio que não existe". Mas existe. Existe, mas é esquisito. É exatamente essa a condição da psicanálise que me parece interessante poder comentar: "A Psicanálise como enclave da Modernidade". Existe, mas é esquisita.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12782
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_lcfigueiredo.pdf940,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.