Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12778
Tipo: Dissertação
Título: Hidroquímica e índices de saturação na determinação da salinidade das águas do Aquífero Jandaíra, na Chapada do Apodi
Autor(es): Ferreira, Rogelma Maria da Silva
Orientador: Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Coorientador: Santiago, Maria Marlúcia Freitas
Palavras-chave: Geociências;Hidrogeologia;Água subterrânea;Calcário;Chapada do Apodi
Data do documento: 2009
Citação: FERREIRA, R. M. S. Hidroquímica e índices de saturação na determinação da salinidade das águas do Aquífero Jandaíra, na Chapada do Apodi. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Resumo: A Chapada do Apodi, localizada na divisa dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, é uma região propícia para agricultura irrigada de frutas tropicais devido à disponibilidade de terrenos constituídos por cambissolos, formados pela decomposição de calcários. A principal fonte de água para irrigação é subterrânea, proveniente dos Aqüíferos Açu e Jandaíra, sendo este último o aqüífero livre e o mais explorado. Neste trabalho, foi estudada a qualidade das águas subterrâneas na Chapada do Apodi, armazenadas no aqüífero Jandaíra através medidas hidroquímicas e de Índices de Saturação de Calcita e de Dolomita. Foram coletadas 120 amostras, 60 no período seco e 60 no período chuvoso. Com a hidroquímica e os índices de saturação de calcita e de dolomita foi possível observar que, embora parte dos municípios de Alto Santo, Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte estejam geologicamente em áreas do Calcário Jandaíra, eles apresentam diferentes processos de salinização. Amostras do município de Alto Santo são as únicas que são sódicas e não mostram saturação de calcita e dolomita. A condutividade elétrica nos municípios de Alto Santo, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte é mais alta no período chuvoso do que no período seco; nas amostras do município de Quixeré acontece o inverso. Este comportamento é decorrente do intenso processo de dissolução dos calcários, que deve conduzir, em algumas áreas, à precipitação de carbonato de cálcio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12778
Aparece nas coleções:DFI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_rmsferreira.pdf845,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.