Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Pâmela Elaine Nogueira-
dc.contributor.authorSantos, Sidney Augusto Maximiano dos-
dc.contributor.authorComassetto, Isabel-
dc.contributor.authorSantos, Regina Maria dos-
dc.contributor.authorSantana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2015-06-11T15:24:17Z-
dc.date.available2015-06-11T15:24:17Z-
dc.date.issued2011-10-
dc.identifier.citationTAVARES, P. E. N. et al. A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico. Rev. Rene, Fortaleza, v. 12, n. 4, p. 798-807, out./dez. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12768-
dc.description.abstractThis study aimed at understanding the phenomenon experienced by hospital nurses tutoring students during their nursing senior year. We used the phenomenological methodology and the subjects were fifteen nurses from the University Hospital Professor Alberto Antunes, in Maceió, Alagoas. The interviews were conducted in August and September 2010, with the following guiding question: How are you experiencing the role of hospital nurse for graduating nursing students at University Hospital Professor Alberto Antunes? Five categories were revealed: Satisfaction received by undergraduates, support to continuing education for the nurses; Work Overload, Support from the academy to the nurses and Student’s characteristics X floor experience outcomes. With the unveiling of the phenomenon, it was possible to obtain grants to work with academies on building a theoretical support for the possible restructuration of the curricular planning required in the hospital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEstágio Clínicopt_BR
dc.subjectServiços de Integração Docente-Assistencialpt_BR
dc.titleA vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológicopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo compreender a experiência do fenômeno vivenciado pelos enfermeiros preceptores de graduandos do último ano em Enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos, quinze enfermeiros preceptores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, Alagoas. As entrevistas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2010, com a seguinte questão norteadora: Como é para você vivenciar o papel de enfermeiro preceptor de graduandos em Enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes? Foram reveladas cinco categorias: Satisfação em receber graduandos; Estímulo à atualização; Sobrecarga de Trabalho; Apoio da academia aos enfermeiros e Características do graduando x Sucesso do estágio. Com o desvelar do fenômeno, foi possível obter subsídios para colaborar com as academias formadoras com um suporte teórico para possível reestruturação do planejamento do estágio curricular obrigatório na área hospitalar.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo fue comprender la experiencia del fenómeno vivido por los enfermeros preceptores de estudiantes del último año en Enfermería. El referencial metodológico utilizado ha sido la fenomenología y los sujetos han sido quince enfermeros preceptores del Hospital Universitario Profesor Alberto Antunes, en Maceió, Alagoas. Las entrevistas se realizaron en agosto y septiembre de 2010, con la siguiente pregunta orientadora: cómo estás experimentando el papel del enfermero preceptor para estudiantes de posgrado en enfermería en Hospital Universitario Profesor Alberto Antunes? Los resultados revelaron cinco categorías: Satisfacción en recibir estudiantes; Estímulo hacia la actualización; Sobrecarga de Trabajo; Apoyo por parte de la academia a los enfermeros; y Características del estudiante x Éxito de la práctica. Con la develación del fenómeno, ha sido posible obtener subsidios para colaborar con las academias formadoras con un soporte teórico para posible reestructuración de la planificación de la práctica curricular obligatoria en el área hospitalaria.pt_BR
dc.title.enThe experience of being a nurse and preceptor in a school hospital: phenomenological viewpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_pentavares.pdf776,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.