Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1276
Tipo: Dissertação
Título: Quando a cultura entra na moda: a mercadologização do artesanato e suas repercussões no cotidiano de bordadeiras de Maranguape
Título em inglês: When enter the fashion culture: the mercadologization craft and its impact on daily life of embroiderers Maranguape
Autor(es): Silva, Emanuelle Kelly Ribeiro da
Orientador: Rodrigues, Lea Carvalho
Palavras-chave: Artesanato;Design e modos de vida;Trabalhadoras artesanais da confecção de peças e tecidos - Maranguape (CE) - Condições sociais;Trabalhadoras artesanais da confecção de peças e tecidos - Maranguape (CE) - Usos e costumes;Bordado - Aspectos econômicos - Maranguape (CE);Estilistas (Moda) - Maranguape (CE);Estilistas (Moda) - Maranguape (CE);Crafts;Design and lifestyles
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: Silva, Emanuelle Kelly Ribeiro da. Quando a cultura entra na moda: a mercadologização do artesanato e suas repercussões no cotidiano de bordadeiras de Maranguape. 2009. 165f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.
Resumo: Busca compreender as relações que envolvem as interferências de programas de políticas públicas no artesanato por meio da atuação de designers de moda no processo produtivo das artesãs com a finalidade de ajustar o produto artesanal às necessidades do mercado por meio da observação de grupos de bordadeiras situados no município de Maranguape. Além de descrever as conseqüências que esta nova realidade confere ao cotidiano das artesãs, gerando muitas alterações em seu modo de vida e na forma como valorizam o produto de seu trabalho, o presente estudo também é perpassado pelos fatores socioculturais que influenciam na criação de demandas para os produtos artesanais na atualidade, como a necessidade de agregação de valor simbólico/comercial aos bens industrializados, a necessidade de distinção entre grupos sociais e a geração de renda para as pessoas que se encontram à margem do sistema industrial de produção.
Abstract: This study wants to understand the relationships involving the interference of public policy programs in the handcraft by the role played by fashion designers in the production process of artisans in order to adjust the handcraft product to market needs by observing groups of embroiderers located in Maranguape. In addition to describing the consequences that this new reality gives the daily lives of artisans, creating many changes in their lifestyle and the way they value the product of their work, this study is also permeated by social and cultural factors that influencing the creation of demand for handcraft products at present time, the need for adding value commercial to industrial goods, the need to distinguish between social groups and income generation for people who are outside the system of industrial production.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1276
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Dis_EKRSILVA.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.