Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12726
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O processo de formação do enfermeiro em saúde mental para atenção primária em saúde
Título em inglês: The process of formation of mental health for nurses in primary health care
Autor(es): Neves, Hilton Giovani
Lucchese, Roselma
Munari, Denize Bouttelet
Vera, Ivania
Santana, Fabiana Ribeiro
Palavras-chave: Enfermagem;Saúde Mental;Educação em Enfermagem
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: NEVES, H. G. et al. O processo de formação do enfermeiro em saúde mental para atenção primária em saúde. Rev Rene, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 53-63, 2012.
Resumo: Estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa com objetivo de analisar os saberes que foram desenvolvidos na formação do enfermeiro da Saúde da Família (SF) para atender Saúde Mental na Atenção Primária, em relação ao modo psicossocial. Pesquisa realizada em 2008 com três enfermeiros de equipes da SF de um município do interior do Mato Grosso. Os dados foram submetidos à análise temática, em que os resultados foram organizados em torno de duas categorias “As limitações dos espaços formais de formação do enfermeiro” e “A Saúde da Família e a práxis transformadora em Saúde Mental”. Concluímos que os espaços oficiais de formação pouco valorizaram o ensino da Saúde Mental, o mesmo ocorre no contexto da educação permanente. Apesar da limitada constituição de competências para atenção à Saúde Mental, encontramos movimentos significativos, como a sensibilização às manifestações afetivas e psíquicas da população com percepção ampliada da saúde.
Abstract: This study was based on descriptive, exploratory and qualitative approach and aimed at analyzing scientific knowledge that was developed in the formation of Family Health (FH) nurses to address Mental Health in Primary Care regarding psychosocial aspects. Research conducted in 2008 with three teams of FH nurses a municipality in the countryside of Mato Grosso, whose data were submitted to content analysis. The results were organized according to two themes “The limitations of official spaces for the training of nurses” and "The Family Health as well as the transformation praxis in Mental Health ". It was concluded that the official spaces mentioned above do not give too much importance to education on mental health, the same occurs in the context of lifelong learning. Despite the limited provision of skills for Mental Health care, we have found significant changes such as the sensitization to emotional and psychological manifestations of the population with higher awareness of health.
Resumen: Estudio descriptivo, exploratório, con enfoque cualitativo, a fín de analizar los saberes desarrollados en la formación del enfermero de la Salud de la Familia en Salud Mental para la Atención Primaria, con relación al modo psicosocial. Realizada en 2008, con tres enfermeros de equipos de la Salud de la Familia, del interior de Mato Grosso, Brasil. Los datos fueron sometidos al analisis de contenido, y los resultados fueron organizados en dos categorias: "Las limitaciones de los espacios formales de formación del enfermo" y "La Salud de la Familia y la práctica transformadora en Salud Mental". Los espacios oficiales de formación poco valoran el enseño de la Salud Mental y también de la educación permanente. A pesar de la limitada constitución de competencias para la atención a la salud mental, hay movimientos significativos, como la sensibilidad a las manifestaciones afectivas y psiquicas de la población con percepción ampliada de la salud.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12726
ISSN: 2175-6783 online
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_hgneves.pdf284,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.